Prefeitura do Natal
DADOS AMBIENTAIS

As diretrizes ambientais incorporadas ao Plano Diretor são fundamentais para garantir a preservação, conservação e uso sustentável dos recursos naturais e do meio ambiente. Elas constituem parte essencial de políticas públicas, leis, planos e programas voltados para a proteção ambiental e a promoção da sustentabilidade.
Com o propósito de disponibilizar dados geográficos ambientais existentes na cidade de Natal, e em estrita conformidade com os princípios da administração pública, notadamente a Publicidade e a Eficiência, buscando garantir a transparência das informações disponíveis na prefeitura e agilizar o acesso a essas informações por parte da população interessada, apresentamos a disponibilização dos dados ambientais
O objetivo principal é fornecer os dados geográficos ambientais para download diretamente do site desta Secretaria, permitindo que o público interessado tenha livre acesso aos dados produzidos ou coletados pela Semurb.

ESTRUTURA DE DISPONIBILIZAÇÃO DOS DADOS AMBIENTAIS

Devido à complexidade na caracterização dos dados ambientais, sua estrutura de disponibilização foi dividida em duas categorias: camadas básicas e camadas resultantes. Essa abordagem está alinhada com a metodologia adotada pelo corpo técnico para apresentar os dados de forma mais precisa.

As camadas básicas ambientais referem-se aos conjuntos de informações ou dados fundamentais necessários para caracterizar determinada área. Essas camadas fornecem a base essencial para representar geograficamente os elementos do ter reno, infraestrutura e características naturais

As camadas básicas para o mapeamento do Município de Natal incluem:
Modelo Digital de Elevação (MDE) ou Terreno (MDT);
Limites Administrativos e Políticos;
Curva de nível;
Limite Municipal

Refere-se a um conjunto de informações derivadas ou produzidas a partir da combinação ou processamento das camadas básicas ou de outras camadas preexistentes. Essas camadas resultantes são criadas por meio de operações ou análises sobre os dados das camadas básicas, utilizando técnicas como sobreposição (overlay), análise espacial, modelagem, entre outros métodos. Elas tem o objetivo de fornecer informações mais detalhadas e específicas sobre o território, permitindo uma análise mais aprofundada. Além disso, o mapeamento reflete 3 (três) momentos, apresentados abaixo:

As diretrizes ambientais incorporadas ao Plano Diretor são fundamentais para garantir a preservação, conservação e uso sustentável dos recursos naturais e do meio ambiente. Elas constituem parte essencial de políticas públicas, leis, planos e programas voltados para a proteção ambiental e a promoção da sustentabilidade. As metodologias adotadas pelo corpo técnico da Secretaria buscam seguir as orientações delineadas pelas diretrizes do Plano Diretor, especialmente no contexto do mapeamento, visando assegurar uma abordagem alinhada aos objetivos e princípios estabelecidos para o desenvolvimento urbano e ambiental.

Destacamos que a escala dos dados utilizados para o Plano Diretor foi definida para a coleta de informações a nível municipal, resultando em dados voltados para planejamento urbano e ambiental. Aqui, portanto, os dados ambientais apresentados nos mapas publicadas na Lei do Plano Diretor refletem as diretrizes para políticas públicas e projetos em escala municipal. Para acessar esses dados, clique aqui: 1.PLANO DIRETOR 2022

Os dados fornecidos oferecem uma caracterização mais aprofundada do conjunto apresentado nos mapas do Plano Diretor. Esse aprimoramento na caracterização é derivado do relatório que define as diversas categorias ambientais encontradas em Natal.

Destacamos que a escala dos dados utilizados para esta seção, Relatório de APPs (RAPPs), foi definida para a coleta de informações a nível de bairro ou Zonas de Proteção Ambiental (ZPA), resultando em dados mais detalhados e com maior precisão, visando subsidiar análises em escala de lote ou quadra em projetos e programas. Esta seção está subdividida nas subseções abaixo:1.PLANO DIRETOR 2022

Os relatórios técnicos apresentam a metodologia implantada pela equipe técnica e fornece embasamento técnico para decisões tomadas pela Secretaria.

A tabela expõe as categorias ambientais mapeadas e a base legal que serviu de guia para o corpo técnico durante o processo de mapeamento - Tabela

  • Rios e Margens Fluviais
  • Mapa
  • Rios e Margens Fluviais
  • Mapa
  • Lagoas e Áreas no Entorno
  • Mapa
  • Vegetação Dunar
  • Mapa
  • Nascentes, Olhos D'água e Áreas no Entorno
  • Mapa
  • Brejos e Áreas de Entorno
  • Mapa
  • Falésias e Bordas de Tabuleiro
  • Mapa
  • Áreas com Espécies Protegidas
  • Mapa

Dado que a cidade segue sua dinâmica natural de processos, é fundamental um monitoramento contínuo desse sistema. Devido a essa dinâmica, os mapeamentos devem ser revisados regularmente pelo corpo técnico através de procedimentos administrativos

Os resultados dessas revisões das áreas são registradas nesta seção. Destacamos que a escala dos dados utilizados para esta seção, PARDA, foi definida para a coleta de informações a nível de quadra ou lote, voltadas para revisão e/ou delimitação por vértices dos dados ambientais.

ORIENTAÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DE DADOS AMBIENTAIS NAS DIFERENTES SUBSEÇÕES DA SEÇÃO 2. CAMADA RESULTANTE

Não há exibição dos dados ambientais apresentados na “Seção 2.1: Produzidos para o Plano Diretor”. Em vez disso, há um texto explicativo contextualizando os dados ambientais apresentados no momento da publicação da Lei do Plano Diretor. Para obter os dados publicados no Plano Diretor, acesse este link. Os dados ambientais apresentados na "Seção 2.2 Produzidos para o Relatório de Áreas de Preservação Permanente (RAPPs)" são considerados pelo corpo técnico como informações consolidadas. Caso haja revisões desses dados por parte do corpo técnico, quaisquer adições, remoções ou mudanças de interpretação serão sistematicamente atualizadas no arquivo e no metadado correspondente, disponíveis nesta seção.
Os dados apresentados na “Seção 2.3. Produzidos por processos administrativos de revisão de dado ambiental (PARDA)” estará disponível a documentação formal que justificou a revisão pelo corpo técnico.

ORIENTAÇÃO PARA FUNDAMENTAÇÃO DE QUESTIONAMENTOS E INTERPRETAÇÕES

Para contestar a interpretação do corpo técnico, é recomendável seguir os passos a seguir:
1. Se você busca apenas a coleta das informações básicas para estudos e pesquisas:

  • Acesse os dados da Seção 1. Camada Básica.

  • 2. Se o seu objetivo é acessar os dados resultantes:

  • Baixe os dados das seções específicas relevantes, como a Seção 1. Camada Básica e a Seção 2.2. Produzidos para o Relatório de Áreas de Preservação Permanente (RAPPs).
  • Utilize a mesma metodologia adotada pelo corpo técnico ambiental e que está apresentada nos relatórios em pdf na subseção 2.2.2 Relatórios. Isso é essencial para evitar discrepâncias nos métodos utilizados e assegurar consistência na análise.

  • 3. Caso você queira questionar a interpretação do corpo técnico da Semurb após encontrar resultados diferentes usando os mesmos dados e metodologia:

  • É necessário formalizar seu questionamento através de um ofício dirigido ao gabinete da Semurb. Esse ofício deve incluir os dados coletados e descrever detalhadamente a metodologia utilizada na coleta e análise desses dados. Após o envio do questionamento, um processo administrativo de revisão dos dados será aberto pelo gabinete sem a cobrança de taxa. O questionamento submetido será avaliado pelo corpo técnico da Semurb, e sua opinião será registrada e considerada no contexto do processo em questão. Ao seguir esses procedimentos, o interessado estará em melhores condições para questionar e discutir a interpretação dos dados, assegurando uma base comparativa sólida e minimizando possíveis divergências metodológicas.
  • Logo da Prefeitura de Natal
    R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389