Prefeitura do Natal

Educação Ambiental


meio ambiente

A Educação Ambiental se refere aos processos que a sociedade e os indivíduos constroem – valores, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências – para a conservação do meio ambiente, essencial à qualidade de vida e à sustentabilidade.

Indispensável e permanente ferramenta para a educação no nosso município, a Educação Ambiental está sempre presente e de forma articulada em todos os níveis e modalidades do processo educativo. Como instituição municipal, nos cabe definir e trabalhar políticas públicas que integrem e promovam o enfoque ambiental, auxiliando no engajamento da sociedade para conservação, recuperação e melhoria do nosso meio ambiente.

Para isso, são realizados programas, projetos e ações de educação ambiental envolvendo toda a comunidade por meio de palestras, seminários, apresentações teatrais, oficinas, eventos e intervenções. O trabalho é desenvolvido pelo setor de Educação Ambiental, que é composto por uma equipe multidisciplinar amparada pelo Decreto nº 8.556, de 07 de outubro de 2008.

Quer realizar uma ação em sua comunidade? Entre em contato conosco que teremos o maior prazer em te atender!

Setor de Educação Ambiental e Biblioteconomia

Projetos


meio ambiente

Planeta "Em-Cena"


O projeto visa estimular o senso ambiental através das artes, por meio de mídias e redes sociais, na promoção da educação ambiental utilizando longas e curtas metragens, palestras, documentários, teatro, artes cênicas, oficinas, tutoriais, dentre outros. Todo esse material será disponibilizado de maneira gradual no modo virtual e será de domínio público para que todos os munícipes tenham acesso e compartilhem o conhecimento pertencente às questões de sustentabilidade e educação ambiental.

Formação em Educação Ambiental


meio ambiente

A disponibilização de um banco de palestras, cursos e minicursos para dar suporte aos diversos segmentos da comunidade para as temáticas ambientais, gerando oportunidade de reflexão e debate, a fim de conhecer e praticar a educação e gestão ambiental na manutenção do meio ambiente saudável e protegido, capacitando com informações referentes aos aspectos físicos, florísticos e faunísticos. Esse projeto propõe compartilhar o conhecimento, sensibilizar, orientar e conscientizar a respeito da preservação, conservação e sustentabilidade ambiental, contribuindo assim para formação de multiplicadores na socialização dos valores éticos e estéticos ambientais.

O projeto é disponibilizado conforme demanda e solicitação de instituições e/ou grupos interessados. A solicitação pode ser feita por meio dos contatos do Setor de Educação Ambiental da Semurb.

ASSISTA ao Minicurso Revisitando o Patrimônio Cultural de Natal



Projeto Natal Praia Limpa


Sensibilizar, conscientizar e incentivar os turistas, banhistas, comerciantes e usuários das praias de Natal sobre a importância de preservar e manter as praias limpas, informando sobre a destinação correta do lixo e dos resíduos sólidos, sobretudo o descarte de alimentos nas praias para evitar a proliferação de ratos e insetos realizando treinamentos com os comerciantes. Com isso, reforçamos a conservação e preservação dos ambientes naturais e urbanos. Esse projeto é desenvolvido pelo setor público e privado e visa contribuir de forma eficaz com as ações mensais de acordo com o calendário do setor, com mutirões de limpeza, distribuição de sacolas de lixo biodegradáveis, divulgação de material educativo através de QRCode, dentre outros.

Minuto da Sustentabilidade


Tratar de temas e subtemas que o conceito de sustentabilidade expõe, passeando pelas diversas áreas de atuação da equipe multidisciplinar de Educação Ambiental da Semurb. Os temas serão trabalhados quinzenalmente e ficam disponíveis para que a população possa visualizar quando e onde quiser. Dessa forma, o “Minuto da Sustentabilidade” representa uma boa oportunidade de comunicação, levando mais informações ao divulgar informações urbanísticas, culturais, históricas e ambientais. Assim, buscamos despertar no público ouvinte a conscientização sobre os impactos causados devido às ações humanas e conscientizar sobre a importância de se preservar o planeta para garantir assim qualidade de vida às futuras gerações.

Acesse aqui os conteúdos já publicados (Episódios disponíveis!)


Resíduos: Descarte Adequado e Qualidade de Vida


Planejar e executar ações de Educação Ambiental em conjunto com outras secretarias, nas comunidades e em parcerias com Escolas e Instituições comunitárias, através de atividades de conscientização, mobilização, sensibilização e reducação nos diversos bairros da cidade do Natal com a finalidade de evitar o descarte inadequado dos resíduos produzidos em lares, empresas e nos diferentes ambientes. Também objetiva envolver as lideranças comunitárias com a finalidade de criar uma rede de agentes multiplicadores nas diversas comunidades, incentivando a população a seguir de maneira responsável as normas de coleta e tratamento dos resíduos por meio de campanhas e cursos de formação, remota e presencialmente. Esse projeto pode ser solicitado por qualquer pessoa e se dará através de agendamentos diretamente no setor de Educação Ambiental da Semurb.



PROGRAMAS


Sábado Ecológico

Promover ações diversas em educação ambiental, como plantio, teatro, oficinas e dinâmicas, dentre outras, desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar a fim de proporcionar aos integrantes experiências com participação ativa, ampliando sua consciência sobre questões relativas à proteção, conservação e manutenção do meio ambiente, assumindo atitudes e valores pertinentes às questões sustentáveis visando uma melhor qualidade de vida. As ações desse programa irão acontecer aos sábados, conforme demanda apresentada.

Tutorial de Produção de sabão ecológico Topo

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389