A partir desta quinta-feira (14), Natal inicia a campanha de imunização contra a Influenza 2024 nas Unidades Básicas de Saúde do município e nos pontos extras de Vacinação para grupos prioritários. Cerca de 234 mil pessoas estão aptas a serem vacinadas no município.

Com o recebimento de 85.970 doses da vacina nesta terça-feira (12), o município iniciou a distribuição do imunizante nas salas de vacinação nos serviços de saúde para dar início a primeira fase da campanha. A meta é imunizar 90% do público apto a ser vacinado até o fim da campanha, com previsão para o dia 31 de maio deste ano. “Esse ano estamos iniciando a vacinação contra a influenza mais cedo no nosso município em razão do aumento nos casos para vírus respiratórios. A vacina é segura e está atualizada contra a nova cepa da gripe, então é importante que o público-alvo compareça a um dos postos de vacinação e se proteja contra a doença.”, comenta o Secretário Municipal de Saúde, George Antunes.


Inicialmente a campanha segue apenas para grupos prioritários que possuem maior risco do quadro da infecção pela doença evoluir para casos mais graves. “Estamos iniciando com esse público prioritário, para evitar riscos de complicações e óbitos pela doença, mas a estimativa é que as demais faixas etárias sejam contempladas conforme forem sendo direcionadas novas remessas do imunizante”, reforça Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI).

Para se vacinar, os usuários do município podem procurar uma das Unidades Básicas de Saúde mais próximas da sua residência, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 15h. Podem procurar também um dos pontos extras localizados nos Shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h, e aos sábados, das 15h às 20h.


Confira o público prioritário para receber a imunização:

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;
Trabalhadores da Saúde;
Gestantes e Puérperas;
Professores dos ensinos básico e superior;
Povos indígenas;
Idosos com 60 anos ou mais;
Pessoas em situação de rua;
Profissionais das Forças Armadas, das forças de segurança e de salvamento;
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
Pessoas com deficiência permanente;
Caminhoneiros;
Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
Trabalhadores portuários;
Funcionários do sistema de privação de liberdade;
População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).