O Dia D de intensificação da vacina contra a Influenza em Natal aconteceu neste sábado (13), em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos pontos extras. O dia da ação registrou o total de 4.519 mil doses aplicadas, sendo 3.078 mil contra a influenza e 1.441 mil de outros imunizantes.

“Quero agradecer a toda a população que compareceu neste Dia D a um dos pontos para receber a vacina contra a influenza, garantindo a proteção contra a doença. É importante ressaltar que a campanha continua no nosso município, então se você faz parte do público-alvo e ainda não recebeu sua dose, procure a sala de vacina mais próxima da sua residência e se proteja”, reforça Rayanne Araújo, secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde (SAD/AIS).

No Distrito Sul foram aplicadas 755 (619 influenza e 136 multivacinação); no Distrito Leste 343 (268 influenza e 75 multivacinação); o Distrito Norte I totalizou 491 doses aplicadas (331 influenza e 160 multivacinação); o Distrito Norte II um total de 734 (460 influenza e 274 multivacinação); e o Distrito Oeste 1.014 vacinas aplicadas (664 influenza e 350 multivacinação). Já nos pontos extras, o Shopping MidWay realizou 604 aplicações de imunizantes (379 influenza e 225 multivacinação) e o Partage Norte Shopping encerrou o sábado com 438 doses aplicadas (265 influenza e 173 multivacinação).

No sábado aconteceu a sexta edição do Participa Natal nos Bairros, na Escola Municipal Professor Carlos Bello Moreno, que entre os diversos serviços ofertados à população, também ofertou a imunização, onde foram aplicadas um total de 140 vacinas durante a ação, sendo 92 influenza e 48 multivacinação.

A campanha de vacinação contra a influenza iniciou-se no 14 de março em Natal para grupos prioritários que possuem maior risco do quadro da infecção pela doença evoluir para casos mais graves. Cerca de 234 mil pessoas estão aptas a serem vacinadas no município.

A vacinação contra a influenza continua nos serviços de saúde do município. Para se imunizar, os usuários do SUS do município podem procurar uma das Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 15h, ou um dos pontos extras de vacinação, localizados nos Shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, que funcionam de segunda a sexta-feira das 13h às 20h, e no sábado das 15h às 20h levando documento de identificação e cartão de vacina.

Confira o público prioritário para receber a imunização:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;
Trabalhadores da Saúde;
Gestantes e Puérperas;
Professores dos ensinos básico e superior;
Povos indígenas;
Idosos com 60 anos ou mais;
Pessoas em situação de rua;
Profissionais das Forças Armadas, das forças de segurança e de salvamento;
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
Pessoas com deficiência permanente;
Caminhoneiros;
Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
Trabalhadores portuários;
Funcionários do sistema de privação de liberdade;
População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).