A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) e do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI), realizou no último sábado (20) o Dia D de intensificação de imunização contra Influenza, Covid-19 e febre amarela no município. Os pontos extras de vacinação funcionaram das 10h às 20h e contabilizaram cerca de 3.891 doses aplicadas.

No ponto do Shopping Via Direta foram aplicadas 1.541 doses ao todo, sendo 611 para Covid-19, 712 para Influenza e 218 para vacinas de rotina. Já o ponto do Shopping Midway contabilizou 1.377 doses, destas 498 foram doses da vacina bivalente contra Covid-19, 660 contra Influenza e 219 para vacinas de rotina. O último ponto extra de vacinação, localizado no Partage Norte Shopping, somou 973 doses dos imunizantes, com aplicação de 387 para Covid-19, 430 para Influenza e 156 para vacinas de rotina do calendário vacinal.

“A vacinação é uma aliada importante para conter a circulação de vírus no município, principalmente quando falamos do aumento do número de notificações sobre vírus respiratórios, então uma das principais formas de controlar essas doenças e amenizar suas sintomas é priorizar a imunização”, comenta Vaneska Gadelha, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS).

A vacinação contra a influenza está disponível para todas as pessoas a partir dos seis meses de vida. A Pfizer bivalente está disponível para a população a partir dos 18 anos, que tenham concluído o esquema básico vacinal com pelo menos duas doses de imunizantes contra o coronavírus (D1 e D2), e respeitando o intervalo de quatro meses entre a última aplicação. Já a vacina contra a febre amarela é destinada para pessoas de 9 meses a 59 anos não vacinadas, ou sem comprovante de vacinação.

A SMS Natal reforça ainda que os usuários do SUS do município, que ainda não tomaram alguma dose dos imunizantes, podem procurar as Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 15h, ou um dos pontos extras de vacinação, localizados nos Shoppings Midway Mall, Partage Norte Shopping e Via Direta, que funcionam de segunda a sexta-feira das 13h às 20h, e no sábado das 15h às 20h.