O Centro Municipal de Educação Infantil Professora Maria Luiza Santos de Souza, localizado no bairro Planalto, realizou na última sexta-feira (20), uma Mostra Cultural, com todas as crianças, dos turnos manhã e tarde, que participaram do projeto. O CMEI atende 337 crianças ao todo, desde o berçário até o nível IV. Os temas trabalhados foram os meios de comunicação, meios de transporte e coleta seletiva do lixo.

Segundo a gestora pedagógica do CMEI, Hildegard Souza Fonseca Melo, a mostra cultural na verdade é a culminância dos projetos do segundo trimestre. “Trabalhamos com projetos de pesquisa e tivemos como tema central as ciências sociais, a gente trouxe para as crianças um pouco dessa realidade, eles nos trouxeram a realidade deles e nós abordamos também fatos históricos e a atualidade, como vivem pessoas de outras culturas”, disse Hildegard Souza.

A mãe do estudante Noah Pietro Arcanjo Silvério (nível II), Rafaele Suelen Pereira Silvério, falou sobre a evolução do filho desde que entrou no CMEI. A criança tem paralisia cerebral. “A mostra cultural, assim como os outros projetos do CMEI, é uma forma de gerar desenvolvimento para o meu filho. Quando ele entrou aqui não tinha um desenvolvimento ainda como tem hoje. A escola foi uma benção na vida dele. Hoje a gente vê outra criança. Até mesmo os professores já me falaram sobre isso. E hoje eu fiquei muito feliz, muito emocionada, por ele ter sido maquinista do trenzinho feito pelas crianças. Todo mundo, todas as crianças têm o maior carinho por ele, a cadeira é uma diversão. Achei uma ideia criativa da professora”, elogiou a mãe.

A professora do nível II, Edislainy Assis dos Santos, fez junto com as crianças um projeto sobre coleta seletiva, falando do carro do lixo, as cores da coleta e até trabalhando músicas dentro desse tema com as crianças. “Nós produzimos brinquedos reciclados, trabalhamos as cores da coleta de lixo, ensaiamos uma música que trabalha exatamente com as cores da coleta de lixo”, finalizou.