A Escola Municipal Professor Henrique Castriciano realizou durante toda esta sexta-feira (08), uma incrível jornada de aprendizado e criatividade com a realização da Mostra Cultural com o tema "Brasil de Todas as Cores". O evento contou com a participação de 349 estudantes, do 1º ao 5º ano, que apresentaram projetos multifacetados, mergulhando nas riquezas culturais do nosso país. “Essa Mostra Cultural apresenta um trabalho direcionado pelos professores, junto com os estudantes, e esse trabalho é apoiado pela família, que é uma grande parceira, e nós conseguimos ver, que o trabalho é consolidado e sistematizado, tem um planejamento, uma intencionalidade pedagógica. A gente consegue perceber a desenvoltura do aluno, como elas se apropriaram, do conhecimento, pelo viés da ludicidade", destacou a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano.

Sob a perspectiva do tema "Brasil de Todas as Cores", os alunos exploraram diversas manifestações culturais, indo além e incluindo até mesmo aspectos científicos. Destacaram-se estudos sobre o corpo humano e a elaboração de maquetes representando espaços históricos da cidade, como a Fortaleza dos Reis Magos. “Nossa Mostra Cultural é feita todos os anos na escola. Nesta edição estamos com o tema Brasil de Todas as Cores, pois somos um povo originário da mistura de diversas cores, diversas culturas, e a gente trouxe isso para nosso contexto escolar, para que possamos colocar em prática na mente das nossas crianças”,  citou o gestor pedagógico, Rodolpho Augusto de Morais.

A criatividade dos estudantes foi evidenciada em cada projeto apresentado, refletindo não apenas toda diversidade cultural do Brasil, mas também a capacidade de integrar diferentes áreas de conhecimento. “Esse tipo de estudo faz parte dos conteúdos trabalhados no 5º ano, então, aproveitamos o interesse das crianças para trazer isso para nossa mostra. O nosso trabalho foi desenvolvido a partir dos interesses quando  trabalhamos essa tematica”, falou a professora do 5° ano, Idyanne Garcia Cunha.

A Mostra Cultural foi uma oportunidade única para os estudantes expressarem o potencial artístico e intelectual, enriquecendo o ambiente escolar com aprendizado e inspiração. “Nossa escola nos ajudou a conhecer muitas coisas que eu não fazia ideia que existiam. Eu gostei muito do que a gente tá trabalhando, pois os trabalhos são maravilhosos. Eu participei de todo o processo, e isso me deixa muito feliz”, pontuou a estudante Anita Oliveira de Araújo, de 10 anos e matriculada no 5º ano.