A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), realizou nesta segunda-feira (14) a entrega de 145 diplomas aos alunos que fazem parte do programa municipal de qualificação profissional. A cerimônia aconteceu no Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo, no bairro do Alecrim.

O programa oferta cursos de manicure, cabeleireiro, maquiagem, designer de sobrancelhas, manipulação segura de alimentos, inglês, espanhol, repositor de mercadoria, entre outros. Os cursos têm possibilitado o desenvolvimento econômico, o empreendedorismo e contribuído para a geração de emprego e renda do município, colaborando para o protagonismo dos que buscam se qualificar.

Aluna do curso de empreendedorismo, Emilly Lorranny, elogiou a iniciativa do município na realização dos cursos. Em sua fala a oportunidade da formação. “Conheci o curso por meio de pessoas que já estudaram aqui na Semtas. Foi um curso maravilhoso; aprendi muita coisa e isso somou bastante à minha vida. Será muito importante para o meu currículo. Agradeço imensamente à Semtas por ter me dado a oportunidade de fazer o curso. Pretendo fazer outros", afirmou.

Participando da solenidade, a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão, ressaltou a importância de contribuir para a formação de jovens e adultos. “Desde o início da gestão do prefeito Álvaro Dias, temos realizado vários cursos de qualificação profissional aos cidadãos de Natal para facilitar a entrada deles no mundo do trabalho. Estamos avançando nos nossos objetivos de qualificar cada vez mais pessoas e contribuir com a retomada das atividades, no empreendedorismo e no desenvolvimento econômico da nossa cidade”, avaliou.

Para a instrutora do CMTE, Lorena Rocha, os cursos de qualificação profissional são diferenciais na busca por emprego. “Hoje está sendo uma felicidade muito grande ver tantos alunos concluindo. Fico muito feliz, enquanto profissional, vê-los concluírem os cursos, muitos deles já estão iniciando a jornada no mundo do trabalho. É gratificante poder contribuir tanto com a vida profissional deles, como também com a vida pessoal”, comentou

Cursos de Qualificação Profissional

Os Cursos de Qualificação Profissional são parte do Programa de Qualificação Técnica, Tecnológica, Social, Profissional, Inicial e Continuada, administrado pela Semtas, através do Departamento de Desenvolvimento e Qualificação Profissional (DDQP). Atualmente, os cursos têm carga horária composta por até 160 horas/aula, nos turnos da manhã e da tarde.

A ação da prefeitura consiste em deixar o aluno preparado para o mundo do trabalho. O objetivo é utilizar uma metodologia inovadora de educação empreendedora. Durante as aulas, os instrutores procuram oferecer o suporte necessário para que essas pessoas desenvolvam novas aptidões e aperfeiçoem características que já possuem. Nos próximos dias a Semtas segue realizando a entrega de certificados.