No intuito de promover a formação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade social, a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social - Semtas deu início ao curso de cuidadora de idosos, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). O programa, que tem como público-alvo as beneficiárias do Aluguel Social, visa capacitar as participantes para atuarem nessa área de cuidado e assistência.

"Esse curso oferecido pela Semtas em parceria com o IFRN representa uma oportunidade concreta de capacitação e inserção no mundo do trabalho para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Além de contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional das nossas usuárias, o programa também busca promover a autonomia econômica e o empoderamento dessas mulheres, fortalecendo a construção de uma sociedade mais igualitária e inclusiva", afirmou a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão.

O curso, com duração de cinco meses, proporcionará às usuárias da Semtas uma formação completa e abrangente, essencial para desempenhar suas funções como cuidadoras de idosos. Durante todo o período do curso, as participantes receberão uma bolsa no valor de R$ 120,00, custeada por meio do Programa Nacional Mulheres Mil, visando apoiar financeiramente as alunas e incentivar sua dedicação aos estudos.

Além disso, a Semtas forneceu cartões de passagens de ônibus para garantir o acesso das alunas até o IFRN - Campus Natal Central, facilitando sua participação e tornando o programa mais acessível. Foram selecionadas 30 pessoas em situação de vulnerabilidade, a maioria solteiras e pardas. As aulas serão ministradas três vezes por semana, às terças, quartas e quintas-feiras, no horário das 07h30 às 10h30.

"Essa parceria com a Semtas é importante por conseguir reconhecer e inscrever as mulheres de maior vulnerabilidade social, trazendo junto do programa a escolaridade. Estamos o tempo inteiro preocupados e buscando inseri-las no mundo do trabalho, reiterou o assessor de programas e projetos sociais e comunitários do IFRN e coordenador do programa Mulheres Mil, Gustavo Brito.

Execução

O Programa Nacional Mulheres Mil é executado, prioritariamente, pelas instituições públicas dos sistemas de ensino federais, estaduais e municipais. Desde 2013, o programa conta com o financiamento de vagas gratuitas por meio da Bolsa Formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Dentre os cursos oferecidos, destacam-se aqueles na área da saúde, atendendo às demandas do Ministério da Saúde. Além disso, em parceria com o Ministério da Justiça, foi elaborada uma estratégia para integrar a metodologia do Programa Nacional Mulheres Mil na oferta de cursos de educação profissional e tecnológica em unidades prisionais femininas, com o objetivo de atender a esse público.