Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Natal foram certificados na noite desta quarta-feira (31), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (SENAI-RN), em uma solenidade realizada no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). No total, 175 estudantes participaram dos cursos de qualificação profissional oferecidos pelo SENAI como complementação da formação educacional na modalidade da EJA.

“O SENAI é uma instituição que atua na formação de pessoas para o mercado de trabalho e para a indústria. Então, essa conexão que a gente teve aqui com vocês na intenção de formação das sete turmas, resulta em um  esforço importante da área de educação do SENAI, formando pessoas, jovens aprendizes em cursos dentro do portfólio da instituição para esses jovens entenderem, analisarem e compreenderem uma nova profissão, potencializarem um ingresso no mercado de trabalho, por exemplo, ou mesmo empreender. Então, foi o primeiro projeto que foi executado dessa natureza, em parceria com a Prefeitura Municipal do Natal”, citou a diretora do SENAI-RN, Amora Vieira Cavalcante.

Os cursos oferecidos foram de Assistente Administrativo, Operador de Computador e Assistente de Logística. A iniciativa alcançou sete escolas da Rede Municipal de Ensino que participaram do projeto piloto. “A importância desse evento para a Educação de Jovens e Adultos no município de Natal, é que a EJA integrada à qualificação profissional nunca tinha ocorrido na rede de maneira regular. Então, é um marco histórico dessa gestão. O SENAI já nos comunicou que irá atender todas as unidades de ensino que oferecem a modalidade de EJA”, comemorou a chefe do Setor de Educação de Jovens e Adultos, Heloisa de Melo Cruz Alves.

A parceria entre a Prefeitura do Natal e o SENAI-RN proporcionou aos estudantes a oportunidade de aprimorar habilidades profissionais, preparando-os para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. A iniciativa do projeto piloto envolvendo sete unidades de ensino demonstra o compromisso com a educação. “Aliar a Educação de Jovens e Adultos, no Ensino Fundamental, ao Ensino Profissionalizante é uma das metas da SME, da melhoria da educação e também a garantia de oferecer uma oportunidade de qualificação na formação desses estudantes. Então, essa noite de hoje representa uma conquista para os estudantes e também para a SME, no momento em que também consolidamos essa parceria com o SENAI”, comemorou a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano.

Participaram dos cursos oferecidos pelo SENAI-RN os estudantes das Escolas Municipais Professor Amadeu Araújo, Celestino Pimentel, Estudante Emmanuel Bezerra, Professora Emília Ramos, Ferreira Itajubá, Professora Maria Madalena Xavier de Andrade e Professora Terezinha Paulino de Lima.