Mais uma importante parceria da Secretaria Municipal de Educação de Natal e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Zona Norte, vai beneficiar os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal. Na noite desta segunda-feira (08), aconteceu a aula inaugural do Curso de Operador de Computador para estudantes da Escola Municipal Professora Maria Alexandrina Sampaio, no auditório do IFRN. O curso terá a participação de 47 estudantes da EJA, e vai trabalhar conteúdos pedagógicos e tecnológicos.

Com aulas uma vez por semana, o curso é dividido em Núcleo Articulador (Introdução à Informática Básica, Trabalho, Ética e Cidadania e Desenvolvimento do Projeto Integrador) e o Núcleo Tecnológico (Sistemas operacionais, Editores de textos, e Planilhas e apresentação eletrônica). Haverá ainda atividades complementares como o Seminário de Integração Acadêmica. A carga horária de 268 horas será acrescida das 800h oferecidas pela EJA e o certificado será exclusivo para os estudantes concluintes nas duas modalidades.

O curso de operador de computador faz parte do projeto pedagógico do curso de formação inicial e continuada de qualificação profissional na forma integrada ao ensino fundamental na modalidade dos Jovens e Adultos. O coordenador do curso no IFRN, professor Airton Torres explicou que haverá reuniões periódicas de planejamento para ajudar os estudantes da melhor forma possível a absorver esse conhecimento. “O curso vai falar de computador, serviços e história da internet, inteligência artificial, e o uso do chatGTP. Vai trabalhar ainda questão ética e de cidadania no mundo do trabalho”, afirmou Airton Torres.

O diretor-geral do IFRN, Edmilson Campos, reforçou a importância da parceria com a SME-Natal para os estudantes presentes na aula inaugural e a oportunidade única que se apresenta no futuro. “O IFRN muda muitas vidas a partir de estudo. Estamos muito alegres e desejamos que os estudantes aproveitem bastante, tanto com os professores que vão fazer a ponte na escola, como os professores que vão conhecer e estudar a partir dos conhecimentos ministrados nas aulas, sendo um primeiro passo para outras possibilidades”, ponderou.

“Não desistam de forma alguma, abracem essa oportunidade. Vocês são privilegiados de terem oportunidade de fazer um curso técnico no IFRN. Vai ter cansaço e outras barreiras, mas não desistam, assumam o compromisso aqui e na escola, estamos sempre à disposição para ajudar e apoiar vocês”, destacou a chefe do Setor de Educação de Jovens e Adultos da SME-Natal, Heloísa Alves.

A coordenadora da E. M. Professora Maria Alexandrina Sampaio, Maria Adeilza Pinheiro, classificou o curso como um sinônimo de oportunidade e esperança. “Significa dizer que precisa sim, de um empenho, de uma força, precisa superar limites para que eles consigam terminar essa etapa, viverem novas experiências, criar portas das novas memórias que estão abertas e nós não iremos fechá-las”, concluiu.

A estudante Cláudia Silva de Oliveira, de 40 anos, da turma IV, disse ter no futuro uma expectativa com o curso de operador de computador para um novo trabalho. “Eu já nessa idade, perdi tempo e hoje tendo a oportunidade de fazer esse curso, pretendo me empenhar mais ainda para que no futuro, possa conseguir um emprego melhor”, ressaltou.  Da mesma turma, Luan Felipe das Chagas, de 20 anos, comentou que o curso podia agregar mais conhecimento ao currículo. “Se sabe que está muito complicado a situação de emprego no mercado de trabalho, então devemos procurar se qualificar mais e eu vejo isso como uma chance na hora certa”, destacou.