Com o tema: “Dai-lhe vós mesmos de comer”, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, acompanhado da primeira dama Amanda Dias, participou na noite desta terça-feira (06) da tradicional Trezena de Santo Antônio, realizada há mais de dois séculos e meio pela Igreja de Santo Antônio dos Militares, popularmente conhecida como Igreja do Galo, na Cidade Alta.

A missa ministrada pelo padre Yago Carvalho  e co-celebrada pelo o Frei França, marca a 258ª edição do evento religioso que conta com o apoio da Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Cultura de Natal (Secult/Funcarte) para projetos e eventos de expressões culturais religiosas.

"Estou muito feliz de estar aqui participando dessa Trezena ao lado da minha esposa Amanda Dias, com a qual convivo há mais de 20 anos, graças à intercessão de Santo Antônio que, em um momento tão difícil, me permitiu encontrar alguém que deu um novo rumo à minha vida. Que Santo Antônio rogue por todos nós e nos mostre os melhores caminhos", declarou o prefeito Álvaro Dias, emocionado.

Na tradição cristã, os santos são comemorados na data de sua “Páscoa Celeste”, ou seja, no dia de sua morte, por isso, o dia 13 de junho sempre conta com ações especiais, com procissão pelas ruas do Centro (com saída e retorno para a Igreja do Galo) e a benção dos pães – uma tradição, na qual pãezinhos são abençoados e distribuídos aos fiéis para que nunca falte o alimento na mesa.

Até o dia 13 deste mês, a programação religiosa em homenagem ao “santo casamenteiro” e “protetor dos pobres” segue com missas todos os dias, às 18h, recitação da trezena, além de uma agenda cultural com quermesse, feijoada solidária, Arraiá Junino, apresentação teatral e exposição de imagens sacras, aberta à comunidade.

Desde a fundação da Igreja do Galo em 1766, a Trezena de Santo Antônio é realizada pelos frades capuchinhos do Convento Santo Antônio, localizado na Cidade Alta. Em 2022, o evento foi considerado patrimônio imaterial do Rio Grande do Norte conforme a lei nº 11.327.