O Centro Municipal de Educação Infantil Professora Maria dos Martírios Lisboa de Menezes celebrou, na manhã desta terça-feira (30), uma Mostra Cultural em comemoração aos 10 anos de fundação. A instituição, que já acolheu cerca de 1.500 crianças ao longo dessa década, abriu as portas para expor a história escolar e os trabalhos realizados pelas crianças e educadores. O CMEI está localizado no bairro Pitimbu.

A retrospectiva incluiu os melhores trabalhos realizados ao longo dos anos, destacando a dedicação e o comprometimento da equipe formada por 34 profissionais. A rotina do CMEI conta atualmente com 164 crianças, desde o Berçário II, com um ano de idade, até o nível IV com 5 anos e 11 meses, preparando-as para o ingresso no Ensino Fundamental. Neste ano, duas turmas concluíram essa fase, marcando um novo capítulo na vida dessas crianças.

A gestora pedagógica do CMEI, Joelma Marques da S. Andrade, expressou a satisfação com o evento, que abordou de forma especial os 10 anos da instituição. Diversos projetos foram destacados, como "Detetives da Sala 2", que conta a história da auxiliar de serviços gerais, Sandra Maria da Cruz,  uma das mais antigas da equipe. Além disso, o projeto "Nossos Vizinhos" permitiu às crianças explorar a paróquia Santa Clara, a Escola Municipal Prof. Ascendino de Almeida e outros locais próximos. “Tem produções antigas das crianças, desde 2014, dos livros produzidos, e material de professoras, que já faleceram, mas que tiveram um trabalho marcante. Tentamos resgatar essa história ao longo dessa década", destacou Joelma Andrade.

Dentre os destaques, a exposição contou com a presença da família da patronesse da instituição, a professora Maria dos Martírios. Socorro Menezes, irmã da homenageada, compartilhou uma biografia e uma comenda de honraria recebida da Prefeitura do Natal. As crianças, por sua vez, participaram ativamente, criando trabalhos como a "Cápsula do Tempo", projetando o futuro do CMEI.

O evento contou também com a participação de Ozete de Lima Ambrósio, a funcionária mais antiga, que compartilhou sua experiência desde os primeiros dias como auxiliar até a atual função de merendeira. Ela destacou a aprendizagem constante e a oportunidade de lidar com diversas pessoas. O cardápio especial, apreciado pelas crianças, foi apresentado, mostrando a dedicação da cozinheira.  “As crianças gostam muito quando se tem um cardápio especial, bolo de chocolate, arroz de leite, paçoca com torradinha de pão", revelou.

A comunidade também marcou presença, com depoimentos como o de Maria Júlia Nascimento Dias, de nove anos, expressando saudades do CMEI, relembrando momentos de diversão no parquinho e elogiando a comida servida na instituição. Já Thais Souto, mãe de Heitor Souto do nível II, expressou a satisfação com o auxílio oferecido pela instituição no desenvolvimento do filho.

A representante da Secretaria Municipal de Educação de Natal, Aparecida Lopes, destacou o significativo apoio oferecido à comunidade e aos profissionais que contribuíram para o sucesso do CMEI. “O CMEI continua produzindo frutos de um trabalho de qualidade junto à comunidade do Vale do Pitimbu, que é importante na boa execução pedagógica da educação infantil", concluiu.