A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) informa à população os locais e horários para realização de testes de detecção de Covid-19 nas unidades de saúde do município. A testagem ofertada é do tipo RT- PCR, podendo ser realizada no surgimento dos primeiros sintomas que possam identificar a infecção pela doença.


A coleta de amostras de secreção é efetuada por swab (cotonete) nasal, devendo ser realizada entre o primeiro e o quinto dia após o surgimento dos sintomas, período em que o paciente está na fase aguda de infecção. O resultado é liberado após 24 horas, disponibilizado de forma online ou diretamente no ponto em que foi realizado o teste.


“Neste período do ano, é geralmente registrado um aumento para demandas que envolvem síndromes gripais leves, e muitas pessoas acabam suspeitando principalmente de Covid-19. Então, se apresentar sintomas que possam identificar a doença, o munícipe pode se dirigir a uma destas unidades de referência. No local, ele passará por atendimento médico e realizará a testagem, caso seja constatada a necessidade.”, informa a secretária adjunta/SMS, Rayanne Araújo.


Alguns sintomas mais comuns da Covid-19 são: febre, tosse, dor de garganta, coriza, dor de cabeça, perdas olfativas/gustativas e dores no corpo. “É importante reforçar também que caso esteja apresentando alguns sintomas gripais, é indicado o uso de máscaras cobrindo a boca e o nariz, principalmente em locais fechados”, recomenda a secretária adjunta.


Considerado uma das melhores testagens para detecção dos Covid-19, o teste do tipo RT-PCR pode melhor identificar pessoas doentes entre aquelas com sintomas, apresentando uma especificidade acima de 95%. Têm seu diagnóstico laboratorial feito por biologia molecular, permitindo identificar a presença do material genético (RNA) do vírus da Covid-19 na amostra coletada.

Confira a lista com as unidades e os horários disponíveis para realizar o teste do tipo RT- PCR:

Distrito Sanitário Norte I

Pajuçara (segunda a sexta, das 16h às 19h)

Nova Natal (segunda a sexta, das 16h às 19h)

 

Distrito Sanitário Norte II

Panatis (terças e quintas, das 8h às 10h30)

Vale Dourado (quartas, das 13h às 16h)

Parque dos Coqueiros (terças e quintas-feiras, das 8h às 11h)

 

Distrito Sanitário Oeste

Felipe Camarão II (segunda a quinta-feira, das 8h às 12h)

Bom Pastor (segunda a quinta-feira, das 14h às 16h)

 

Distrito Sanitário Leste

São João (segunda a quinta-feira, das 8h às 12h, e das 13h às 16h)

Brasília Teimosa (terças e quintas-feiras, das 13h às 15h)

 

Distrito Sanitário Sul

Nova Descoberta (segundas e quartas-feiras, das 8h às 11h, e das 13h às 15h)

Rosângela Lima (terças e quintas-feiras, das 8h às 11h, e das 13h às 15h)