A partir de 1º de janeiro, a vacina Covid-19 pediátrica foi incluída no Calendário Nacional de Vacinação Infantil. Durante o primeiro mês do ano, o projeto Vacinando com Natal, desenvolvido pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), intensifica a vacinação contra Covid-19 para crianças menores de cinco anos no município.

Em Natal, das cerca de 23.949 mil crianças aptas a serem imunizadas, apenas 30% receberam alguma dose da vacina contra a doença (aproximadamente de 7.1847 mil crianças). “A vacina Covid-19 pediátrica agora entra para o calendário de vacinação infantil, e vai fazer parte das vacinas de rotina obrigatórias que as crianças devem tomar, então é importante que os pais ou responsáveis procurem um dos nossos pontos e regularizar a imunização de seus filhos”, comenta Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI).

A imunização é destinada para crianças com idade a partir de seis meses e menores de cinco anos que não tomaram nenhuma dose da vacina contra Covid-19, ou que não tenha completado o esquema vacinal com as três doses do imunizante, respeitando os intervalos de quatro semanas, entre a 1ª e a 2ª dose; e de oito semanas entre a 2ª e a 3ª dose. As crianças que completarem o esquema com as três doses da vacina, não vão precisar tomar outras doses do imunizante este ano.

Para crianças com idade superior a 5 anos, devem receber uma dose de reforço em 2024 apenas as que integram os grupos prioritários como imunocomprometidos; as que apresentem comorbidades e deficiência permanente; indígenas; ribeirinhos; quilombolas; que vivem em instituições de longa permanência e em situação de rua.

Vacinando com Natal

O Projeto Vacinando com Natal, teve seu início em agosto de 2022, tendo como meta ampliar a cobertura vacinal, atualização da caderneta vacinal, intensificar a adesão às campanhas estabelecidas pelo Ministério da Saúde (MS) e promover as ações de saúde no território.

A cada mês um imunizante é escolhido para ser intensificado nos pontos de vacinação no município. A campanha passou também a realizar ações estratégicas em escolas da rede municipal e estadual da cidade, com o intuito de garantir um maior alcance de cobertura vacinal.

Onde se Vacinar

Para se vacinar, os usuários do SUS do município podem procurar uma das Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 15h, ou um dos pontos extras de vacinação, localizados nos Shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, que funcionam de segunda a sexta-feira das 13h às 20h, e no sábado das 15h às 20h.

As salas de imunização contam com todas as vacinas de campanha e de rotina do Calendário de Vacinação, com os imunizantes contra a COVID-19; Febre Amarela; Varicela (catapora); Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola); DTP (difteria, tétano e coqueluche); dT(difteria e tétano); dTpa (para gestantes); influenza; VOP/VIP (Poliomielite); HPV (Vírus HPV); ACWY (meningites); Meningo C (meningite); Pneumocócica 10v (pneumonias); Rotavírus (infecção gastrointestinal), Pentavalente e Hepatites A e B.