A tão aguardada obra de reforma da Pedra do Rosário teve a sua ordem de serviço assinada na manhã desta sexta-feira (10), no salão nobre do Palácio Felipe Camarão, pelo prefeito de Natal. A solenidade contou com uma presença ilustre: a imagem peregrina de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira de Natal. Em louvor à Nossa Senhora, houve uma missa celebrada pelos padres Valdir Cândido de Morais e Bianor Francisco, ambos da Arquidiocese de Natal.

Orçadas em mais de R$ 30 milhões, as obras contemplam a construção da Estação Turística e Religiosa Pedra do Rosário, além de outras intervenções, como a requalificação da rua Ulisses Caldas e do Largo Junqueira Aires, requalificação da Avenida do Contorno, e áreas adjacentes. O edital rateou toda a obra em quatro metas, formalizada em uma parceria entre o Governo Federal e contrapartidas da Prefeitura do Natal.

Estão divididas em quatro metas: 1 - requalificação da rua Ulisses Caldas e Largo Junqueira Aires, até o entorno da Praça Augusto Severo; meta 2 - requalificação da Avenida do Contorno, áreas adjacentes e as praças Djalma Maranhão e Walfredo Gurgel; meta 3 - requalificação da Avenida Tavares de Lira, ruas adjacentes e trecho da Avenida Duque de Caxias até a Praça Augusto Severo; e a meta 4 - construção da Estação Turística/Religiosa Pedra do Rosário. O consórcio vencedor é formado pelas empresas Certa e TCPAV.

“Eu me sinto muito feliz em assinar a ordem de serviço das obras de revitalização e requalificação de áreas históricas da cidade, principalmente das intervenções na Pedra do Rosário, local de grande interesse turístico e um marco da religiosidade católica, além daquelas situadas na Ribeira, obras essas que se configuram em mais uma iniciativa da nossa gestão na busca pela revitalização do histórico bairro. A Pedra do Rosário ficará um dos lugares mais lindos da cidade do Natal. O projeto é belíssimo e muito importante para a cidade”, avaliou o prefeito Álvaro Dias.

Na ocasião, o chefe do Executivo municipal aludiu, ainda, a obras que mudarão a face de Natal. Mencionou a recuperação da rua 25 de Dezembro e de toda a orla das praias centrais de Natal, incluindo o extenso calçadão. O pacote de obras está orçado em R$ 30 milhões. Além disso, fez questão de citar a engorda da praia de Ponta Negra e a recuperação do Morro do Careca, o principal cartão-postal da cidade, e, ainda, a construção do Hospital Municipal de Natal.

Outras obras importantes já realizadas e mencionadas pelo prefeito foram a construção do Parque Ecológico de Capim Macio e a reforma do Bosque das Mangueiras, da Praça Cívica e da Praça Gentil Ferreira, além de obras de drenagem e pavimentação de mais de 400 ruas na zona Norte. “Natal será uma das cidades mais procuradas pelos turistas. E os natalenses terão sua autoestima resgatada”, garantiu Dias.

Ele frisou também a implementação do Plano Diretor de Natal, que já  estimulou investimentos de mais de um bilhão de reais, com a perspectiva de R$ 2 bilhões para o próximo ano: “Natal pagou um preço alto durante 15 anos. Mas hoje com o novo Plano Diretor a realidade mudou com investimentos nas principais artérias da cidade”, concluiu.

Pedra do Rosário
O local conhecido como Pedra do Rosário representa um dos maiores símbolos da religiosidade dos natalenses, recebendo, todos os anos, um grande contingente de fiéis que participam da missa que dá início às celebrações no dia da Padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação, em 21 de novembro. Além do aspecto religioso, o local é frequentado por turistas que visitam a cidade e se encantam com a beleza do rio Potengi e o famoso pôr do sol visto da área.