A Prefeitura do Natal publicou nesta quarta-feira, no Diário Oficial do Município, Edital de Licitação para a contratação de empresa especializada em engenharia e arquitetura para execução dos serviços de requalificação urbana nas áreas históricas de Natal, entre os bairros Cidade Alta e Ribeira, e que abrange os espaços da Pedra do Rosário e áreas adjacentes. As propostas serão abertas às 8h do dia 25 de setembro próximo.

O Edital rateia toda a obra em quatro metas, que totalizam um investimento de R$ 32 milhões, entre recursos federais e contrapartidas da Prefeitura do Natal: meta 1- requalificação da rua Ulisses Caldas e Largo Junqueira Aires, até o entorno da Praça Augusto Severo; meta 2 - requalificação da Avenida do Contorno, áreas adjacentes e as praças Djalma Maranhão e Walfredo Gurgel; meta 3 - requalificação da Avenida Tavares de Lira, ruas adjacentes e trecho da Avenida Duque de Caxias até a Praça Augusto Severo; e a meta 4 -construção da Estação Turística/Religiosa Pedra do Rosário.

“Estamos muito felizes com o lançamento da licitação dessas obras de revitalização e requalificação de áreas históricas da cidade, principalmente das intervenções na Pedra do Rosário, local de grande interesse turístico e um marco da religiosidade católica, além daquelas situadas na Ribeira, obras essas que se configuram em mais uma iniciativa da nossa atual gestão na busca pela revitalização deste bairro”, disse o prefeito Álvaro Dias.

A Sempla é responsável pela coordenação de todo o projeto que está sendo licitado, cujas obras serão acompanhadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) e teve a participação, em sua concepção, das secretarias municipais de Mobilidade Urbana (STTU), Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Serviços Urbanos (Semsur), Governo (SMG), Turismo (Setur) e Cultura (Secult).

A secretária de Planejamento do Município, Joanna Guerra, também ressaltou a complexidade de todo o projeto, que há dois anos vem tramitando pelos órgãos de controle da esfera federal e estadual, por se tratar de intervenção em áreas históricas e ribeirinhas (Rio Potengi). “Os projetos estruturantes que a gestão vem propondo para Natal envolvem complexidades econômicas, sociais, culturais e históricas. Isso requer diálogo com diversos órgãos, seja federal ou estadual, que têm na sua missão o dever de cuidar do nosso patrimônio cultural ou de natureza ecológica.  Encaro a aprovação deste projeto pelos órgãos de controle como um marco e uma prova da nossa maturidade institucional”.

PROJETO E TURISMO

O projeto de Requalificação da Pedra do Rosário pretende recuperar e modernizar o local que abriga o monumento à Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da cidade, a reurbanização da avenida que margeia a linha férrea, a implantação de duas praças (Walfredo Gurgel e Djalma Maranhão) e criação de espaços para contemplação do pôr do sol do Rio Potengi, convivência, turismo e cultura.

Além da construção da Estação Pedra do Rosário, integrada à linha do trem, o projeto objeto da licitação prevê, ainda, intervenções na área do Cais da Avenida Tavares de Lira, Av. Duque de Caixas e mais outras ruas circunvizinhas e que integram o plano maior de revitalização do tradicional bairro da Ribeira.

“As intervenções previstas neste edital de licitação da Pedra do Rosário vêm a inovar o conjunto de atrativos turísticos de nossa cidade, fomentando o turismo religioso, aliadas, obviamente, às demais obras que estão sendo realizadas em toda a orla da cidade, como a do Complexo Turístico da Redinha, engorda e enrocamento de Ponta Negra, requalificação da orla da Praia do Meio que está por vir. Enfim, que trarão grandes benefícios para a população, que terá uma cidade mais humanizada, bem como vai criar um novo momento à indústria do turismo, setor de relevância para o desenvolvimento econômico e social da nossa cidade”, falou Joanna Guerra.