A imagem de Nossa Senhora da Apresentação, que fica exposta no espaço Pedra do Rosário, está passando por um profundo processo de restauração. A Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Cultura (Secult-Funcarte), contratou o escultor e restaurador Emanoel Câmara Júnior para recuperar a obra, que ainda deve levar cerca de 60 dias para a conclusão.

O local onde a imagem fica passa atualmente por uma obra e a escultura foi levada para restauro para voltar ao seu ponto de origem, às margens do rio Potengi, após o fim da revitalização do local.

“Nesse momento estou trabalhando na parte frontal, fechando as fissuras com o pó da pedra (calcário) e uma argamassa feita do próprio pó também. E ao mesmo tempo acendendo os detalhes do rosto. Na sequência seguimos com os cabelos dela e depois da cintura pra baixo. A mão direita dela foi quebrada e será outro passo mais na frente”, comentou o artista.

Segundo Emanoel, as fissuras detectadas na escultura são rasas e não chegam a comprometer a estrutura da obra. “Na imagem do menino também se fez o fechamento das fissuras no primeiro momento e agora seguimos para o tratamento dos pés e braços. As partes abaixo da cintura irão demandar mais tempo até porque tem partes para repor, assim como as mãos e seus detalhes”.

Fotos do estado da escultura quando foi trazida para iniciar a recuperação e agora com os primeiros passos da restauração.