Explorando o tema “Natal + Digital: Cidade para as pessoas. Inovações para o futuro”, a Prefeitura do Natal realizou o seu Encontro de Ciência, Cultura e Inovação (ECCI) dentro do GO!RN 2023, uma promoção do Sebrae-RN que aconteceu no Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira, na sexta-feira e sábado (dias 3 e 4). A Prefeitura também foi correalizadora do GO!RN, considerado hoje o maior evento de empreendedorismo inovador, startups, tecnologia e transformação digital do Rio Grande do Norte.

Além de manter um estande para visitação do público, a prefeitura coordenou 11 palestras, cinco no próprio estande, dentro da programação do ECCI, e outras seis nos palcos temáticos do GO!RN. Incentivador das ações voltadas à inovação e à tecnologia no município, o prefeito Álvaro Dias esteve no evento no sábado. “Foi com muita satisfação que participamos mais um ano desse evento, não só como correalizador, mas também produzindo conteúdo com o nosso Encontro de Ciência, Cultura e Inovação. Parabenizo o Sebrae-RN e todos que apoiam este grandioso evento, que superou todas as expectativas”, disse o prefeito.

“O nosso ECCI tem muito a ver com a proposta do GO!RN, e por isso optamos em realizar conjuntamente este ano, por entendermos que somando esforços estamos contribuindo ainda mais para o ecossistema de inovação, promovendo muito mais conhecimento, experiências e conexões a todos, sem falar que isso também nos permite prestar contas e divulgar as ferramentas tecnológicas disponíveis a população de Natal, como o app Natal Digital, que oferece acesso a diversos serviços da Prefeitura no formato on-line, e o programa Wi-Fi Natal, já presente em 48 espaços públicos de nossa cidade, proporcionando inclusão digital para nosso cidadão. Estamos felizes com o resultado. Foi um sucesso”, disse a secretária de Planejamento de Natal, Joanna Guerra, que coordenou a participação da Prefeitura no GO!RN.

A secretária também participou como mediadora de dois painéis promovidos pela Prefeitura na programação do GO!RN, uma sobre “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Transcidadania” e outra sobre a “A importância do incentivo aos jovens no empreendedorismo para o alicerce de uma cidade do futuro”. Joanna compôs o primeiro painel com a professora Paula Serafini, do Departamento de Ciências Administrativas da UFRN e coordenadora de Carreiras e Empregabilidade do Senac-RN, e com Yara Costa, graduada em Gestão de Políticas Públicas e atualmente secretária municipal de Igualdade Racial, Direitos Humanos, Minorias e Pessoas com Deficiência de Natal. O segundo painel teve a participação de Erich Rodrigues, Engenheiro Civil pela UFRN e presidente da Junior Achievement do RN, e Ana Valda, graduada em Administração de Empresas e em Direito (UNP) e atual secretária municipal de Trabalho e Assistência Social de Natal (SEMTAS).

Guilherme Henrique, contador, founder da e-Rentav, especialista tributário e investidor no mercado de renda variável, foi um dos palestrantes do ECCI e falou das inovações que a Receita Federal implementou no Imposto de Renda e como a tecnologia pode ajudar o contribuinte a se relacionar e facilitar “a vida dele nessas obrigações que são completamente complexas”.

O professor Everkley Freire, do Instituto de Políticas Públicas da UFRN e doutorando em Ciências Sociais pelo PPGCS/UFRN, falando ao público sobre a “Gestão Participativa na construção do PPA (Plano Plurianual)”, discorreu sobre os princípios orientadores da gestão participativa aplicada principalmente nas organizações no setor público, mas considerou que “a gestão participativa hoje é uma orientação para todos as organizações, sejam elas do setor público ou privado”.

Para o público do Palco Impacto Social, a professora Débora Garofalo abordou a questão da Educação 5.0, discutindo sobre caminho para ressignificar a educação, “principalmente a educação pública, que também vem fomentando novas possibilidades”. A professora destacou como “pilares importantes” esta ressignificação a cultura make, o empreendedorismo, a programação e a robótica. Garofalo é graduada em Letras e Pedagogia, mestra em Linguística Aplicada pela PUC-SP e FabLearn Fellow, Columbia University, EUA.

Doutor em Administração e Professor Adjunto do Departamento de Administração Pública e Gestão Social da UFRN, Marconi Macedo palestrou sobre as “Inovações Tecnológicas na Gestão Pública”. E adotou como exemplo o aplicativo Natal Digital, que coloca o município, segundo ele, dentro do conceito de cidades inteligentes, onde “o atendimento à pessoa vem em primeiro plano” e se faz necessário fazer a gestão do conhecimento. “O aplicativo Natal digital se insere nessa perspectiva de discussão da questão do conhecimento para captar as demandas da população, evitar esferas físicas e otimizar o tempo para todo mundo e otimizar a logística”, disse.

No Palco Ecossistemas, Parques e Incubadoras, a Prefeitura coordenou o painel “Mulheres na Inovação: Empreendedorismo feminino nas startups e na moda”, com a CEO da Urban in Motion, Larissa Alves, e Monnaliza Medeiros, Partner & Portfolio Manager da Dealist. Elas falaram das suas experiências e dos desafios de empreender e conquistar um lugar no mundo dos negócios.

“São duas pessoas jovens, que falaram como é que elas iniciaram a carreira, quais foram os inputsd e os desafios. Elas puderam inspirar muitos presentes aqui, contando como superaram suas dificuldades e, principalmente, destacando a importância de ser nordestino, de ser uma mulher, empreender na nossa região para trazer economia e negócio para nossa cidade”, disse a secretária Executiva de Parceria Público-Privada de Natal/RN, Danielle Mafra, que mediou o painel.

A Prefeitura ainda coordenou as seguintes palestras: “Inteligência Artificial”, com o professor e doutor Marcelo Augusto, do Departamento de Engenharia e Automação da Computação da UFRN; “Edital da Lei Paulo Gustavo em Natal: saiba como se inscrever”, com Josenilton Tavares, diretor de Políticas Culturais na secretaria de Cultura de Natal (SECULT), e Carlos Fidelis, técnico e assessor de administração, pesquisador, profissional de Gestão Pública; e “Empreendedorismo, criatividade e inovação no território natalense”, com Gláucio Brandão, Professor Titular da UFRN, lotado na ênfase de Negócios Tecnológicos da ECT-UFRN.