O Governo Federal apresentou nesta segunda-feira (16) as ações, obras e programas do Rio Grande do Norte que integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Em solenidade realizada na Escola de Governo, no Centro Administrativo, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o ministro dos Transportes, Renan Filho, falaram sobre os investimentos previstos e que estão em andamento no Estado. O prefeito de Natal, Álvaro Dias, participou do evento e indicou os projetos que a gestão municipal irá inscrever para receberem recursos do Novo PAC.

 

Em seu pronunciamento, Álvaro Dias agradeceu e saudou a presença dos ministros, lembrando que a sua administração executa uma série de obras e programas que estão contribuindo para o desenvolvimento do Município e a melhoria da qualidade de vida da população, destacando o projeto do Hospital Municipal, em construção no bairro Pitimbu, a engorda e o enrocamento da praia de Ponta Negra, e o Complexo Turístico da Redinha. 

 

O prefeito disse que a retomada do PAC é muito importante e que Natal está finalizando os últimos detalhes para apresentar projetos em áreas estratégicas: “Já cadastramos projetos na área de Habitação, prevendo a construção de mais de 460 moradias. Também iremos pleitear recursos para concluir obras de esgotamento sanitário e drenagem, assim como outras iniciativas nas áreas de saúde, educação, esporte e mobilidade urbana. Vamos dar sequência a esse trabalho profícuo que estamos realizando e tenho a convicção de que o Governo Federal vai considerar nossas demandas, aprová-las e garantir a chegada de mais investimentos para Natal”, concluiu. 

 

O ministro Rui Costa, coordenador do PAC, disse que o Rio Grande do Norte é uma das prioridades do Governo Federal, ressaltando a importância e a liderança do Estado em setores como energias renováveis, segurança hídrica, infraestrutura viária, ferrovias e turismo. De acordo com ele, o Novo PAC tem a previsão de investir um volume superior a R$ 40 bilhões em todo o RN. “São obras e programas que estavam paralisados e retomamos. O Rio Grande do Norte vai contar com cifras importantes para investir em áreas fundamentais. Da parte do Governo do Presidente Lula, digo e reafirmo que não faltará empenho e contribuição para efetivarmos essas obras para gerar progresso, emprego e mudar a vida do povo do Rio Grande do Norte”, finalizou o ministro. 

 

As Prefeituras e os Estados têm até o dia 10 de novembro para cadastrar seus projetos junto ao Ministério da Casa Civil para pleitear os recursos ligados ao Programa de Aceleração de Crescimento (PAC). 

 

Além dos ministros, o evento contou com a participação da governadora do RN, Fátima Bezerra, deputados federais, estaduais, prefeitos, representantes do setor privado, líderes sindicais, secretários municipais e estaduais e dirigentes de órgãos de todas as esferas de governo.