Mais acessibilidade, segurança e conforto. As intervenções executadas pela Prefeitura de Natal estão mudando a realidade dos passeios públicos da cidade e os serviços seguem em um ritmo acelerado de trabalho. De acordo com informações da secretaria municipal de Infraestrutura (Seinfra), os trabalhos já alcançaram 72% do cronograma estabelecido. Atualmente, as equipes que executam o projeto estão concentradas na avenida Hermes da Fonseca, da rua Seridó até a avenida Alm. Alexandrino de Alencar; avenida Antônio Basílio, da avenida Xavier da Silveira até a rua Interventor Mário Câmara; rua Joaquim Fagundes, da avenida Hermes da Fonseca até a avenida Prudente de Morais; e a avenida Senador Salgado Filho, da avenida Alexandrino de Alencar até à rua Alberto Silva.

“O projeto prevê investimentos na casa de R$30 milhões. Uma verdadeira revolução em nossas calçadas. Com mais segurança, mobilidade e respeito com todos”, destacou o prefeito de Natal, Álvaro Dias. Ainda segundo Dias, as obras impactam diretamente na qualidade de vida dos cidadãos e cidadãs natalenses, garantindo o direito igual para todos se deslocarem pela cidade: “Até pouco tempo, uma parcela da população tinha esse direito negado, mas estamos investindo para termos uma Natal cada vez melhor para as pessoas. O projeto prevê investimentos na casa de R$30 milhões. Uma verdadeira revolução em nossas calçadas. Com mais segurança, mobilidade e respeito com todos”.

O objetivo das ações é proporcionar maior mobilidade aos pedestres, cadeirantes e pessoas cegas, que terão novas ferramentas para caminhar com mais segurança nos passeios públicos. Os trechos incluídos das ruas e avenidas entre os bairros de Lagoa Nova e Tirol, por exemplo, estão distribuídos em três zonas denominadas azul, roxa e amarela. Nos últimos meses, os bairros de Lagoa Nova, na zona Sul, Tirol e Lagoa Seca, na região Leste, receberam serviços que modificaram para melhor a realidade do seu passeio público.

A ação da administração municipal, por meio das Secretarias Municipais de Infraestrutura (Seinfra) e Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), se estenderá até julho de 2024, beneficiando todas as regiões da cidade, com 70 km de calçadas totalmente requalificadas e acessíveis para todos. Ainda segundo a Seinfra, dentre as vias de Lagoa Nova, Lagoa Seca e Tirol contempladas, estão as avenidas Prudente de Morais, Afonso Pena, Amintas Barros, Nascimento de Castro, Nevaldo Rocha, Xavier da Silveira, Salgado Filho, Jaguarari, e as ruas Nilo Peçanha, Joaquim Manoel, Coronel Norton Chaves, São José e Tororós.

Normas de acessibilidade

O processo de requalificação obedece às normas vigentes de acessibilidade. Todas as calçadas possuem superfície regular, firme e antiderrapante. As obras possuem faixas de piso tátil com larguras adequadas, sinalização e rebaixamentos, dentre outras melhorias. Nos trechos do passeio público formados pela junção de duas vias, são instaladas passagens de pessoas com deficiência, bem como boa visibilidade e livre passagem para as faixas de travessia de pedestres.

Alguns proprietários de imóveis estão sendo orientados a remover qualquer intervenção no passeio público, como ressaltes, depressões e cobertura com pilares irregulares na área pública. Além da remoção de possíveis resíduos de construção e equipamentos que estejam causando obstrução.

“A execução das calçadas dará uma nova aparência a essas artérias da cidade, garantindo mais inclusão e acessibilidade. A Prefeitura do Natal avança no compromisso de tornar Natal cada dia mais acessível e moderna para as pessoas e melhorar a mobilidade de quem caminha pelas ruas da cidade", define o secretário Thiago Mesquita, titular da Semurb.

Além de estarem inseridas na legislação que prevê acessibilidade, as obras nas calçadas fazem parte do novo Plano Diretor de Natal. O regramento prevê projetos de rotas acessíveis, com intervenções nos passeios públicos para garantir acessibilidade às pessoas. Dentre elas, estão medidas como calçadas com rampa e sem desnível.