Cerca de 400 estudantes da Rede Municipal de Ensino, assistiram na última sexta-feira (04) no Teatro Alberto Maranhão (TAM), ao musical “Aqui é meu lugar”. A obra evoca as quatro zonas administrativas da capital, destacando questões e reflexões sobre a identidade territorial. O enredo conta a história de seis personagens, sendo que, quatro deles representam as zonas da cidade, e os outros dois, o sol e a noiva do sol, percorrendo assim lugares e referências da identidade natalense. O espetáculo tem patrocínio da Prefeitura do Natal por meio da Lei de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão.

A secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Capistrano, falou um pouco da importância desse momento para os estudantes. “A intenção é dar acesso a linguagem artística, e hoje eles tiveram acesso a um musical, onde eles conheceram um pouco mais da história de Natal e das zonas administrativas da cidade. É algo bastante interessante para que possam vivenciarem, e o mais significativo de tudo isso, é a apropriação do conhecimento através das linguagens artísticas, do teatro da música, em uma casa de espetáculo que é belíssima. Dessa vez, também demos acesso aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que para muitos também será a primeira vez”. A sessão para os estudantes da EJA aconteceu na noite de sexta-feira.

Alycia Pinheiro Ribeiro, de nove anos, estudante do 3° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Tereza Satsuqui Aoqui de Carvalho falou da experiência. “Eu sempre gosto de vir aqui. A peça foi muito legal e eu me diverti muito. A estudante já é familiarizada com o espaço. Alycia estuda no Grupo de Balé do TAM.

A gestora pedagógica Danielle C. de Andrade Queiroz Cunha, da E.M. Professora Tereza Satsuqui A. de Carvalho falou um pouco dessa vinda dos estudantes para o teatro. “A gente tem que proporcionar para essas crianças o mundo tão encantador que é o teatro. O lúdico ajuda na escola a aprender, a lidar com situações cotidianas. Então, não é só assistir o musical por assistir, pois tem muito aprendizado dentro das linguagens teatrais. Além disso, muitas não têm acesso à cultura, então nós enquanto escola, temos que proporcionar isso”, destacou Cunha.

O estudante Francisco Renan da Silva, de 12 anos, e matriculado no 6° ano da E.M. Professor Celestino Pimentel, foi ao teatro pela a primeira vez e falou da expectativa pelo musical. “Eu gostei muito da peça, eles mostraram muita coisa da cidade que eu não conhecia, e eu estou saindo daqui bastante feliz por tudo que eu vi”.

De acordo com a produtora cultural Rafael Brito, o projeto nasceu para dar visibilidade a pessoas invisíveis do dia a dia, como os apresentados no musical, além de oferecer a oportunidade para estudantes da Rede Municipal de Ensino de irem ao teatro, dando assim, oportunidade de novos conhecimentos.

Participaram da sessão de teatro estudantes das Escolas Municipais Professora Tereza Satsuqui Aoqui de Carvalho, Professor Celestino Pimentel, Professor Francisco de Assis Varela Cavalcante e Estudante Emmanuel Bezerra.