O espetáculo teatral "No Coração da Lua" voltado para o público infantil e que aborda de forma lúdica o tema da saúde mental, foi apresentado na manhã desta segunda-feira (17), no Teatro Alberto Maranhão para cerca de 500 estudantes da Rede Municipal de Ensino de Natal. Assistiram ao espetáculo os estudantes dos Centros Municipais de Educação Infantil Clara Camarão e Professora Maria Salete Alves Bila e das Escolas Municipais Estudante Emmanuel Bezerra e Professor Ascendino Henriques de Almeida Júnior.

A diretora do Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, Alderly Façanha, destaca que a atração é uma forma de mostrar para a criança como lidar com situações cotidianas que afetam a mentalidade da criança nos anos iniciais. “Realmente esse espetáculo vem trazer à tona, um problema que é bastante presente nos dias de hoje. Através de momentos como esse e outras atividades correlatas, a SME-Natal vem proporcionando às crianças, compreender esses conflitos através do lúdico. As crianças vivenciam muito os papéis de adultos durante essa brincadeira que a peça proporciona”, destacou Façanha.

A peça contou a história de Luana, uma menina alegre que, de repente, se vê desmotivada e sem vontade de realizar atividades cotidianas, que é o caso que acontece com muitas crianças nos anos iniciais. Com a ajuda do amigo Juca, eles embarcam em uma jornada para descobrir as respostas e aprendem valiosas lições ao longo do caminho. Para Arlindo Bezerra, produtor cultural da atração, o espetáculo além de fazer a criança refletir sobre o tema da saúde mental, traz também um ensinamento sobre a importância de trabalhar a cultura dentro das salas de aula.

“Eu penso que isso é uma maneira da gente trazer para o centro desse debate, educação, cultura e bem-estar social, e trazer o tema para a sala de aula é fundamental para que as crianças entendam, que existem vários tipos de emoções e que é natural sentir, as emoções mais diversas possíveis desde a tristeza até o estado de melancolia, desejo de não fazer nada, entre outras, e que eles podem fazer com que essas emoções sejam verbalizadas. Sem a presença dessas instituições, a peça não teria saído do formato virtual. Agora temos uma obra cênica para a infância pronta para circular o país e conquistar outros territórios brasileiros", pontuou o produtor cultural.

Para a estudante Laura Cecília Gomes Cavalcante, de oito anos, matriculada na Escola Municipal Estudante Emmanuel Bezerra, a peça serviu para que ela entendesse que todo mundo pode passar por problemas e que esse tema foi fundamental para seu aprendizado. “Amei a peça. Aprendi que a gente deve sempre expressar os nossos sentimentos para alguém e não ficar calado quando alguma coisa está acontecendo. O que eu mais gostei da peça foram os personagens principais Juca e Luana”, falou a estudante.

A peça “No Coração da Lua” tem patrocínio do Grupo Marquise – Marquise Ambiental, e a circulação é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura e Lei de Incentivo à Cultura.