Publicado no Diário Oficial desta terça-feira (27) a instituição da Medalha do Mérito da Guarda Municipal do Natal "GM Domício Soares Filgueira Neto". A iniciativa do Comando da GMN visa reconhecer o desempenho excepcional dos guardas municipais e demais profissionais da área de segurança pública. Através de uma enquete interna realizada entre os agentes, o nome de Domício Soares foi o escolhido para dar nome à honraria.

O decreto nº 12.829, assinado pelo prefeito Álvaro Costa Dias e publicado no Diário Oficial do Município (DOM), estabelece os critérios para a concessão da medalha. De acordo com o documento, a honraria será destinada aos guardas municipais que se destacarem no desempenho de suas atividades profissionais, e também aos militares federais e estaduais, personalidades da área da segurança pública e de outras instituições, agentes públicos, agentes políticos e membros da sociedade civil ou de organizações não governamentais (ONGs) que comprovadamente demonstrem relevantes serviços prestados para o fortalecimento da corporação.

A indicação dos nomes contemplados será feita pelo Comandante da Guarda Municipal do Natal, levando em consideração critérios como a indicação motivadamente pelo Comandante da GMN, conduta ilibada no exercício das atividades profissionais e na vida social, além da aprovação pelo Conselho de Comando. A Medalha do Mérito "GM Domício Soares Filgueira Neto" poderá ser entregue no dia 4 de junho, em homenagem ao aniversário de criação da Guarda Municipal de Natal, e em outras datas comemorativas relacionadas à instituição, a critério do Comandante.

De acordo com as especificações do decreto, a medalha terá um escudo em formato de sol com raios em formato de prisma, representando a "Cidade do Sol". O anverso da medalha apresentará o escudo em alto relevo da Guarda Municipal do Natal, enquanto o verso exibirá a imagem do Forte dos Reis Magos, marco histórico que deu início à cidade de Natal. A medalha será acompanhada de uma fita tecida em gorgorão de seda nas cores da Guarda Municipal e de um diploma conferido a pessoa homenageada.

O Comandante da GMN, Rozivam Valle explica que a instituição da medalha é uma iniciativa para reconhecer e valorizar o trabalho dos guardas municipais e demais profissionais envolvidos na segurança pública. “Essa honraria representa um incentivo ao aprimoramento e dedicação desses agentes, além de fortalecer o vínculo entre a Guarda Municipal de Natal e a comunidade que ela serve,” frisou.