Mulheres são homenageadas com a medalha Nísia Floresta

Crédito da imagem: José Aldenir

Prestar homenagem às mulheres que tenham contribuído para o desenvolvimento da cidade, ou se destacado em ações de interesse da mulher. Foi com este propósito que a prefeita do Natal, Micarla de Sousa, fez esta tarde a entrega da Medalha de Honra ao Mérito Nísia Floresta, em cerimônia promovida pela Secretaria de Políticas para Mulheres (Semul) e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM).

As homenageadas deste ano, na solenidade realizada no Solar Bela Vista, na Cidade Alta, foram a ex-secretária municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) e da Semul, Carla Rosymar de Sousa Barreto, a presidente da Cooperativa de Transportes Alternativos de Natal, Maria Edileuza de Queiroz, a membra do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM), coordenadora do Afirmativo de Mulheres Independentes do RN (GAMI) e coordenadora estadual do Fórum de Mulheres do RN, Maria Goretti Gomes, a cineasta Jussara Queiroz, a coordenadora da Bemfam Sandra Pereira Nunes Lopes e a deputada estadual Gesane Marinho.

Duas apresentações culturais marcaram o evento. A cantora potiguar Fátima Aguiar executou o Hino Nacional e ainda dentro da programação houve a apresentação do grupo de teatro feminino da Policia Militar As Absolutas, com o espetáculo “Sangue”.

“A escolha das mulheres que vão receber esta medalha é muito difícil, pois além destas seis personalidades, existem muitas outras mulheres de grande valor que engrandecem a história feminina na cidade do Natal”, ressaltou a prefeita do Natal, Micarla de Sousa.

A chefe do executivo municipal destacou ainda os avanços conquistados durante sua gestão para as mulheres natalenses, como, por exemplo, a criação de forma pioneira da Semul, sendo a primeira da região Nordeste, o projeto “Mulheres: Mãos que constroem”, que tem o objetivo de formar cinco mil mulheres para área da construção civil, entre diversas outras áreas.

Já a titular da Semul, Josi Lucas, destacou a data como singular. “Este é um evento que ressalta a luta da mulher pela igualdade e autonomia e também as ações da Prefeitura do Natal como a instalação de três centros cirúrgicos para realização de cesarianas nas maternidades de Felipe Camarão, das Quintas e do Hospital da Mulher Professor Leide Morais, além da instalação de mais de 50 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), que possibilita as mães deixarem seus filhos em locais seguros, a criação da Casa da Mulher”, lembrou a secretária.

Emoção
Representando as homenageadas, a ex-secretaria Rosy de Sousa, disse se sentir agradecida pela medalha recebida. “Agora sei como é a emoção de ser reconhecida pelo nosso trabalho na sociedade, pois como secretária tive a oportunidade de participar deste evento por três anos seguidos. Testemunhei aqui várias mulheres que dedicaram suas vidas em prol dos direitos da mulher natalense, destacou.

Estiveram presentes, além da prefeita e as homenageadas, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Lucineide Mendonça Freire, a representante dos movimentos sociais do Coletivo Leila Diniz e Canto Jovem, Ildete Mendes e o coordenador do Procon estadual, Araken Farias.

NÍSIA FLORESTA
Instituída pelo decreto 4.071 de 05 de Março de 1990, a Medalha de Honra ao Mérito Nísia Floresta é concedida a cada ano e é destinada a homenagear simbolicamente as mulheres pela sua obra ou atividade, em prol da capital potiguar. As homenageadas tiveram os seus nomes indicados pelo colegiado do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – CMDM em sessão extraordinária no último dia 06 de março de 2012.
A outorga da medalha é reconhecida como um dos eventos de maior importância para a sociedade e as especialmente as mulheres, por representar uma conquista marcada por lutas sociais e ideais.