SME entrega premiação às vencedoras do concurso Escola de Leitores

"É uma grande contribuição para incentivar o gosto pela leitura". Com essa declaração a professora Fátima Pinheiro, diretora da Escola Municipal Emmanoel Bezerra falou da importância do Projeto Escola de Leitores, promovido pelo Instituto C&A em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME) e o Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), durante solenidade de premiação que ocorreu na manhã de hoje no auditório da Assembléia Legislativa do RN.

De acordo com Fátima Pinheiro, o projeto desenvolvido na Escola Emmanoel Bezerra com o título "Descobrindo os encantos da Leitura", estimula o interesse dos alunos pela literatura e também dos professores, que incentivam diariamente os estudantes a utilizarem a biblioteca da unidade. A Escola Emmanoel Bezerra que tem 1.150 alunos foi uma das cinco vencedoras do prêmio e as professoras Rosângela Torquato e Vera Lúcia Vilela já se preparam para a viagem à Colômbia.

Durante a solenidade o secretário municipal de Educação, José Walter Fonseca destacou a importância da parceria existente com o Instituto C&A - instituição de renome nacional - e com o IDE, que atua no Rio Grande do Norte com ações de valorização na educação. "Essa premiação é uma recompensa pelo trabalho desenvolvido nas escolas da rede. É muito importante saber que os alunos estão demonstrando interesse pela leitura literária. Isso é fundamental no esenvolvimento intelectual de qualquer cidadão", frisou.

O Instituto C&A foi representado pelo coordenador do Projeto Prazer em Ler, Volnei Cunha Canônica que destacou o trabalho realizado pelas 41 escolas da rede municipal de Natal que se inscreveram no concurso. O projeto Escola de Leitores acontece no em Natal, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Natal é a única capital da Região Nordeste que faz parte da iniciativa do Instituto C&A.

Na solenidade que contou com a participação de alunos e professores das escolas participantes do concurso, foram premiadas as seguintes unidades: Escola Municipal Amadeu Araújo, Escola Municipal Erivan França, Escola Municipal Celestino Pimentel, Escola Municipal Emmanoel Bezerra e a Escola Municipal Santos Reis. Foram classificadas como finalistas as seguintes escolas municipais: Henrique Castriciano, Luiz Maranhão, Maria Cristina Osório Tavares, Maria Madalena e Ulisses de Góis.

A premiação das cinco vencedoras é de R$ 12 mil para investir na estruturação da biblioteca em cada escola, além de contemplar dois professores com uma viagem em setembro deste ano para conhecer Bogotá e Medelín na Colômbia. A Colômbia tem como referência da Organização das Nações Unidas, um dos melhores sistemas de bibliotecas do mundo.

As outras finalistas recebem da Secretaria Municipal de Educação como incentivo estante de aço, mesas e cadeiras, tapete emborrachado e 10 almofadas para equipar o espaço da biblioteca. Todas as 10 unidades irão receber durante um ano assessoramento pedagógico do IDE e da SME.

De acordo com a representante da SME junto à coordenação nacional do concurso, Miriam Dantas de Araújo, a segunda edição mobilizou 41 escolas municipais e um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) para a implantação, aprimoramento e consolidação de projetos de promoção da leitura e de formação de leitores.

Participaram da solenidade os vereadores Ney Lopes Júnior e Júlia Arruda. Os dois parlamentares são autores de legislação de incentivo à leitura, sancionadas pela prefeita Micarla de Sousa.