Semtas contribui na elevação do indicador de emprego e renda na capital

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) vem contribuindo de forma significativa para a evolução dos índices de desenvolvimento no que tange o trabalho e emprego, com os programas de qualificação profissional realizados nos Telecentros comunitários, Centros Públicos, Economia Solidária, Casa dos Ofícios, Centro de Artesanato, cursos de qualificação em comunidades, dentre outros.

O trabalho da Semtas é refletido em pesquisa divulgada essa semana, em que mostra que Natal é a única cidade do estado com alto índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). O índice, criado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro para acompanhar a evolução dos municípios brasileiros e os resultados da gestão das prefeituras, apontou que o estado do Rio Grande do Norte tem 99% de seus municípios entre desenvolvimento regular e moderado. Dos 167 municípios do estado, 85 apresentaram índices regulares de desenvolvimento (50,9%) e 81 registraram desenvolvimento moderado (48,5%). Somente a capital Natal chegou ao desenvolvimento alto.

O IFDM considera indicadores de Saúde, Educação e Emprego & Renda, e varia numa escala de 0 (pior) a 1 (melhor) para classificar o desenvolvimento: baixa (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderada (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1) desenvolvimento.

Os dados considerados são de 2009. A média brasileira do IFDM foi de 0,7603 pontos. O IFDM do Rio Grande do Norte em 2009 ficou em 0,6647 pontos. A capital Natal manteve a primeira colocação entre os municípios do estado, apresentando um alto desenvolvimento, com 0,8012 pontos (crescimento de 0,5%). O seguimento Emprego & Renda apresentou o melhor resultado do estado, com 0,8819 pontos.

“Estamos satisfeitos com esse resultado, principalmente porque sabemos que estamos trabalhando de forma incisiva para garantir melhores empregos aos nossos cidadãos por meio de cursos de qualificação profissional, ofertados pelos programas da Semtas”, declara Alcedo Borges, titular da secretaria.

O Departamento de Incentivo às Ações para Trabalho – DIAT, por exemplo, é um dos departamentos que vem contribuindo para o resultado do índice. O DIAT oferece Cursos de Qualificação Profissional de acordo com a demanda do mercado de trabalho do Município, além de disponibilizar aos trabalhadores o serviço de Seguro Desemprego, bem como emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Há ainda os Centros Públicos, que ofertam aos trabalhadores do Município serviços e ações que possibilitem a inserção e (re)inserção no mercado de trabalho, e ao mesmo tempo promovem um maior conhecimento sobre os setores em expansão, quais as vagas de empregos mais ofertadas, com vistas ao atendimento das ofertas de emprego dos empregadores e as demandas de qualificação e orientação profissional dos trabalhadores locais.

A Casa dos Ofícios é outro programa que qualifica pessoas para o mercado de trabalho. O programa oferece cursos de qualificação profissional, escolhidos de acordo com a demanda e as necessidades de cada comunidade, e a Semtas investe em profissionais e material para capacitação. São três Casas de Ofícios em Natal: Zona Norte, Oeste e Cidade Nova, que no período de um ano já qualificou mais de 3 mil pessoas. O Centro de Artesanato, por sua vez, também realiza ações de qualificação profissional, e beneficia atualmente 4 mil artesãos, que tem suas peças expostas em feiras e eventos.