Dia Mundial de Prevenção do Diabetes será comemorado pela SMS

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), por meio do PRO SUS em parceria com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e a Sanofi Farmacêutica comemoram o Dia Mundial de Prevenção do Diabetes, neste domingo 13, das 8h30 às 12h00, no Parque das Dunas.

Aproximadamente 20 profissionais da SMS entre médicos, educador físico, farmacêuticos e outros profissionais de saúde estarão disponibilizando dosagem de glicemia capilar e realizando ações educativas para o público que freqüentam o parque.

O chefe de Promoção à Saúde da SMS, Tiago Souto, explica que a diabetes precisa ser esclarecida para que as pessoas tomem conhecimento da prevenção e passem a tomar os cuidados necessários.

“Estamos nesse dia dando visibilidade, porque a diabetes é uma doença que mais contribui para a morte de causas cardiovasculares e é responsável pelo alto índice de amputações de membros. Natal é considerada uma das capitais mais sedentárias do país. Metade das pessoas não sabe que têm a doença”, diz Tiago.

“A data é lembrada para que as pessoas façam a prevenção e o controle, adotando mudança de hábitos com alimentação adequada, dietas e atividades físicas, para garantir maior qualidade de vida”, concluiu.

A SMS por meio do Programa de Hipertensos e Diabetes – Hiperdia estarão no mesmo dia, pela manhã, levando as comemorações no Norte Shopping, onde enfermeiros e técnicos de enfermagem estarão realizando exame de glicemia capilar e orientações sobre a diabetes.
O Parque das Dunas, antigo Bosque dos Namorados fica localizado na Av. Alexandrino de Alencar, SN, Tirol.