Feira do Carrasco terá abordagem social para coibir trabalho infantil

Na luta contra o trabalho infantil, a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), por meio do Departamento de Proteção Social Especial, e em conjunto com a rede de proteção aos direitos da criança e do adolescente, vai realizar na próxima quarta-feira (9), abordagens sociais na Feira do Carrasco com o intuito de identificar crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil.

“O trabalho será feito em parceria com o Conselho Tutelar, Varas da Infância e Juventude do Rio Grande do Norte, Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur)”, afirma a diretora do DPSE, Priscilia Dantas.

As metas de trabalho para esse tipo de abordagem social são: reduzir o índice de trabalho infantil nas feiras de Natal; identificar os responsáveis pela disponibilização dos carros de mão para as crianças e adolescentes e desenvolver uma ação de sensibilização; e realizar encaminhamentos das crianças e adolescentes aos CREAS e PETI.

"Temos um cronograma para contemplar as demais feiras da cidade. Assim que os trabalhos forem efetivados na Feira do Carrasco, as próximas serão as da Cidade da Esperança, Alecrim, Rocas, Nova Natal e Panorama", adianta o secretário da Semtas, Alcedo Borges.

No último dia 26 de outubro, a Semtas já realizou na Feira do Carrasco um trabalho de sensibilização aos feirantes e à população sobre a proibição do trabalho infantil. “A sensibilização contou com distribuição de folderes e cartilhas de orientação sobre o combate ao trabalho laboral infantil, e foi realizada pelos educadores sociais, técnicos dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CRAS) e do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE)”, afirma a diretora do DPSE.

O trabalho teve ainda a participação da equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Guarda Municipal.