Semtas vai realizar Seminário de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), por intermédio do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE) vai realizar no dia 18 de outubro, das 8h às 12h, o V Seminário Municipal de Enfrentamento a Violência contra a Pessoa Idosa, alusivo ao dia 1º de outubro – Dia Nacional da Pessoa Idosa. O evento será realizado no Centro de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), situado na Avenida Coronel Estevam, 3705, bairro Nossa Senhora de Nazaré.

O Seminário terá como tema o "Fortalecimento dos Vínculos Familiares e Comunitários: Uma perspectiva para efetivação dos direitos da Pessoa Idosa”. “Será um evento aberto ao público e gratuito, com uma estimativa para 250 pessoas. As inscrições serão realizadas às 7h30 no dia e local do evento”, explica a coordenadora do Serviço Especializado da Pessoa Idosa (SEPI), Jéssica Tayssa.

O evento terá início às 8h, com a fala da Prefeita do Natal, Micarla de Sousa, seguida da de Alcedo Borges, Titular da Semtas; e de Verônica Dantas, secretária adjunta da assistência social.

A primeira Conferência terá como tema "A Intergeracionalidade no contexto familiar. Situação de risco ou de proteção para o Idoso?", com a participação da conferencista Ana Maria de Araújo, conselheira do Conselho Municipal do Idoso. A segunda Conferência abordará o tema "A experiência da Delegacia do Idoso na Apuração dos Crimes contra a Pessoa Idosa no município do Natal/RN", com o conferencista, Dr. Matias Laurentino dos Santos Filho.

O Seminário será ainda composto por duas mesas redondas. A primeira vai tratar sobre a experiência dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS) no atendimento com as Pessoas Idosas no município do Natal. Foram convidados para esta mesa Joela Pereira, coordenadora do CRAS do bairro de Pajuçara, e Amália Silva Dias Melo, pedagoga do CREAS região sul.

A segunda mesa redonda vai discutir a atuação das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários da pessoa idosa. Foram ainda convidadas Ana Maria de Araújo, conselheira do Conselho Municipal do Idoso, e a Kézia Menezes, Assessora técnica do Conselho Municipal do Idoso.

Programação:
8h30 - Apresentação Cultural (Grupo Pastoril do Km 6 - Programa API Conviver/SEMTAS);
- Apresentação Cultural do Grupo de Dança das crianças e adolescentes do PETI/Casa da Juventude da Zona Norte.

9h – 1° Conferência. Tema: A Intergeracionalidade no contexto familiar. Situação de risco ou de proteção para o Idoso? Conferencista: Sra. Ana Maria de Araújo (Conselheira do Conselho Municipal do Idoso). Participação dos alunos do PETI.

9h30 às 10h – Coffee Break
10h - Mesa Redonda 1: A experiência dos CRAS e CREAS no atendimento com as Pessoas Idosas no município do Natal/RN.
Convidados: Sra. Joela Pereira (Coordenadora do CRAS do bairro de Pajuçara) e a Sra. Amália Silva Dias Melo (Pedagoga do CREAS Sul).
- Mesa 2: A atuação das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários da pessoa idosa. Convidados – Ana Maria de Araújo (Conselheira do Conselho Municipal do Idoso) e Kézia Menezes (Assessora Técnica do Conselho Municipal do Idoso).

11h- 2° Conferência. Tema: A experiência da Delegacia do Idoso na Apuração dos Crimes contra a Pessoa Idosa no município do Natal/RN – Conferencista – Dr. Matias Laurentino dos Santos Filho.