Maternidade das Quintas participa de seminário sobre bancos de leite em Mossoró

O I Seminário Norte Riograndense de Bancos de Leite Humano e o I Simpósio Mossoroense de Aleitamento Materno que aconteceu no último dia 06 de outubro na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) de Mossoró, contou com a participação da Maternidade das Quintas, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), representada pela diretora, Francinete Medeiros.

O evento, que também fez alusão ao Dia Nacional de Doação de Leite Humano, comemorado dia 01 de outubro, desenvolvido pela Área Técnica de Saúde da Criança/Aleitamento Materno da Secretaria Estadual de Saúde (SESAP) em parceria com a Fiocruz, teve como objetivos principais desenvolver um projeto piloto de construção de Rede Interestadual de Bancos de Leite Humano e fortalecer as ações de aleitamento materno no estado.

A maternidade das Quintas, conta com o Cantinho do Peito, que é um espaço reservado para mães que desejarem fazer a doação de seu leite para o banco de leite da maternidade, que fica localizado no Hospital da Polícia Coronel Pedro Germano. A diretora da unidade Francisca Francinete de Medeiros Pinheiro, comenta a importância do evento para as maternidades.

“Foi bastante importante participar deste seminário, que tem como objetivo divulgar a construção de uma rede interestadual de bancos de leite humano. Na nossa maternidade, temos o trabalho realizado pela equipe multidisciplinar trabalhando no nosso posto de coleta diariamente. Estou feliz, pois a unidade foi elogiada e reconhecida a nível municipal através do estado e da Fiocruz”, destacou.

A coleta do leite na maternidade é feita diariamente pela equipe da enfermagem, que faz o ordenhamento na própria unidade. Depois o leite é armazenado nos recipientes de vidros e levado para o Hospital da Polícia, onde é colocado no banco de leite do hospital, onde será pasteurizado e também passará por exames de controle de qualidade físico, químico e microbiológico, antes de ser fornecido aos bebês.

“Os bebês utilizam este leite quando se faz necessário. Necessitamos muito dessas doadoras, pois a amamentação é importante para a criança ter uma melhor qualidade de vida, porque o leite materno contém todas as proteínas, açúcares, gorduras, vitaminas e água que o bebê necessita para ser saudável, protegendo a criança de inúmeras doenças.” afirmou Francisca Francinete.

As Maternidade Doutor Leide Morais e Felipe Camarão contam com também contam com o cantinho do peito e também com o banco de leite localizado respectivamente nas Maternidade Escola Januário Cicco e Hospital Santa Catarina.