Semtas lança campanha para Albergue de Natal

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas lança a partir da próxima quinta-feira (29) uma grande campanha para a arrecadação de roupas, lençóis, toalhas e calçados para as pessoas em situação de rua que serão beneficiadas pelo Albergue Público de Natal. “Como as doações serão destinadas a adultos e suas famílias, aceitamos todos os tamanhos de roupas. Pedimos que as pessoas ajudem de coração e doem o que puderem”, reforça Verônica Dantas, Diretora do Departamento de Proteção Social Especial – DPSE.

As doações poderão ser feitas até o dia 13 de agosto, das 8h às 20h, em sete pontos de coleta distribuídos em várias regiões de Natal. “Estaremos recebendo as doações em pontos estratégicos e espalhados pela cidade para facilitar a quem irá contribuir com a campanha. Convidamos toda a população a participar desta ação. O nosso objetivo é resgatar a dignidade das pessoas que vivem na rua em nossa cidade. A Semtas irá oferecer cama, jantar e café da manhã aos albergados, que também poderão tomar banho e receberão kits de higiene pessoal, explica Verônica Dantas.

As doações poderão ser realizadas nos seguintes locais:

1 – Casa de Passagem III – Rua Professor Dirce Coutinho, 1713 – Capim Macio. Coordenadora: Rejane Maria Bruno. Tel: 3232-4789.
2 – CREAS I – Rua Governador José Varela, 2818 – Cidade Jardim. Coordenadora: Lidiane dos Anjos. Tel:3232-5612
3 – CREAS II – Rua Tereza Campos, 2514 – Lagoa Nova. Coordenadora: Giselle Mary Silva. Tel: 3232-7585.
4 – NAE – Rua Henrique Dias, 414, Igapó. Coordenadora: Milena Maia. Tel: 3232-8617.
5 – Reconstituindo Vidas - Rua Manoel Miranda, 1870. Coordenadora: Célia Figueiredo do Nascimento. Tel: 8849-5345
6- PETI Praia do Meio – Avenida 25 de Dezembro, 938, Praia do Meio. Coordenador: Nilson Caetano Bezerra. Tel: 3232-9077
7 – NAS Beira Rio – Rua Dr. Antônio de Souza, 218B, Igapó. Coordenadora: Maria Eliene Beserra. Tel: 3232-6292

Sobre o Albergue Público de Natal

O antigo Hotel Central, na Ribeira, será transformado em um albergue para a população em situação de rua. As obras começaram no dia 05 de julho. A prefeita Micarla de Sousa esteve no local para acompanhar o início dos trabalhos, acompanhada pelo secretário municipal do Trabalho e Assistência Social, Alcêdo Borges. A previsão é que as obras do albergue público de Natal sejam concluídas em 45 dias. Este será o primeiro albergue público mantido pela Prefeitura do Natal.

O Albergue será aberto baseado nos princípios da Política Nacional para População em Situação de Rua, que entrou em vigor em 24 de novembro de 2009. Na reforma da estrutura física do Hotel Central estão sendo investidos recursos de R$ 127.535,24. Deste valor, R$ 11 mil é investimento da Prefeitura do Natal e o restante da contrapartida do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS).

A Prefeitura do Natal ainda investirá R$ 155 mil para aquisição de material permanente, com móveis e equipamentos (esse valor pode sofrer alteração após pregão); O MDS, juntamente com o Executivo Municipal, também aplicará R$ 50 mil para manutenção mensal com pessoal, alimentação, água, luz e limpeza. Vale lembrar a importância da participação do Ministério nesse processo, pois é a primeira vez que o órgão federal investe em manutenção mensal, geralmente esse investimento é direcionado para o material permanente.

O Albergue atenderá um total de 72 pessoas por dia em situação de risco e vulnerabilidade social, com idade superior a 18 e inferior a 60 anos. Os albergados serão acomodados em 19 quartos com, no máximo, quatro pessoas por ambiente, distribuídas em ala masculina e feminina. O horário de atendimento será das 17h às 9h do dia seguinte.

Além de proporcionar abrigo, no intervalo compreendido entre 9h e 17h, os usuários serão encaminhados para cursos profissionalizantes, oficinas, seminários e palestras que serão oferecidos pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), através do Departamento de Qualificação Profissional.

De acordo com a Pesquisa Nacional sobre População em Situação de Rua, realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), de agosto de 2007 a março de 2008, foram identificadas em Natal 223 pessoas em situação de rua. Dessas 83% do sexo masculino e 17% do sexo feminino. Além disso, mais da metade, 55%, é considerada adulta com faixa etária entre 25 e 44 anos.