Semtas distribui cestas básicas para artesãos da feira da Árvore de Mirassol

Crédito da imagem: Divulgação Semtas

Nesta quarta-feira (16), a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), em parceira com o Busão Solidário,  entregou 110 cestas básicas para artesãos da loja Natal Original e artesãos que participaram do edital da feira da árvore do ano passado. Este ano, devido ao decreto editado no dia 4 deste mês, atualizando as regras de segurança sanitária para o combate à Covid-19, a feira da árvore foi uma das programações canceladas do "Natal em Natal".

A distribuição de hoje é uma continuidade das ações de acolhimento às pessoas em situação de vulnerabilidade social promovidas pela gestão do prefeito Álvaro Dias, por meio da Semtas, desde o início do período de enfrentamento à pandemia. Artesã da feira da árvore, Joelma Rocha afirma que a categoria foi bastante impactada com a suspensão das atividades econômicas, em virtude do isolamento social. A renda dos artesãos, quando não é a única, vem como um importante complemento para a renda familiar. “Essa cesta vai ser de grande ajuda para todos nós”, garante.

"Sabemos que uma das categorias profissionais mais afetadas pelos efeitos econômicos da pandemia de Covid-19 foi a dos artesãos, por causa dos reflexos do isolamento social no Turismo", lembra Neto Leal, diretor do Departamento de Gestão Empreendedora, Artesanato e Economia Solidária, da Semtas.

A Semtas tem distribuído cestas a várias categorias profissionais através dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), de modo permanente, dentro do Programa de Acompanhando Familiar de Segurança Alimentar e, segundo os critérios da Política de Assistência Social, de acordo com as condições de vulnerabilidade e risco social. Desde o início da pandemia, a equipe da Semtas já percorreu as quatro zonas da cidade, entregando milhares de cestas básicas e milhões de máscaras, através de entidades, instituições e associações sociais e/ou beneficentes, que solicitaram a ajuda da Prefeitura para alimentação das famílias atendidas por elas.