Criar no Parque da Cidade Dom Nivaldo um polo para experimentos, projeções e outras atividades voltadas para a educação ambiental focada em energias renováveis. Este é objetivo de um convênio que está sendo discutido pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e o Grupo Neoenergia Cosern. E na manhã desta quinta-feira (04), representantes do grupo estiveram em visita técnica no local.

O “Aulas de Energia” é um projeto de educação ambiental que tem como público alvo alunos da rede pública para entendimento da geração de energias renováveis de diversas formas, bem como meios de economizar o consumo.

Participaram da visita a superintendente de Eficiência Energética do Grupo Neoenergia (BA), Ana Christina Mascarenhas, a supervisora do projeto Aulas da Energia, Edjane Oliveira e a engenheira, Maria Eduarda Oliveira. Que estiveram acompanhadas pelo diretor do Departamento de Planejamento Urbanístico e Ambiental (DPUA) da Semurb, Luiz Augusto Correia, do administrador da Unidade de Conservação, Odorico Ferreira e da chefe de setor do manejo do Parque da Cidade, Camila Viana

A equipe técnica do Grupo Neoenergia conheceu todas as instalações do Parque da Cidade, entre elas a biblioteca, auditório, salas de aulas e a torre, que abriga o Memorial Natal.

“A apresentação desses espaços é importante para entendermos como serão distribuídos os equipamentos para uma melhor execução do projeto”, revela a superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas.

Segundo Luiz Augusto Correia, as discussões para criação do polo de educação ambiental com a temática energética na Unidade de Conservação vem sendo mantidas desde o ano passado, e pretendem aproveitar o espaço que já abriga outros projetos de educação ambiental do Município conduzidos pelo Setor e Educação Ambiental e Biblioteconomia (SEAB) e assim ampliar as ações no espaço.

“As discussões iniciais aconteceram em dezembro de 2023, buscando viabilizar espaços no Parque para a execução do projeto. Após isso, foram conduzidas algumas visitas, sendo a desta quinta-feira, a que confirma a execução. O convênio deve ser assinado nas próximas semanas para selar a parceria e realizar os últimos ajustes entre as duas instituições!”, finaliza Correia.