A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) da Prefeitura do Natal, iniciou esta semana o trabalho de mitigação de riscos de queda de árvores em áreas de grande afluência de pessoas e tráfego de veículos. Nesta quarta-feira (28), os técnicos da Semsur trabalham no serviço de poda na alameda da rua dos Tororós em Lagoa Nova, onde existe uma grande concentração de árvores antigas. Nos próximos dias, as equipes seguirão cronograma de trabalho nas avenidas Rodrigues Alves, Campos Sales, Jundiaí, Afonso Pena e Hermes da Fonseca, nos bairros de Petrópolis e Tirol.

De acordo com a diretora do Departamento de Paisagismo da Semsur, Renata Larissa, o cronograma foi feito com base em diagnóstico dos últimos cinco anos que identificou as áreas mais vulneráveis à queda de árvores na cidade. Dependendo da época do ano, a poda é voltada para a redução da copa com o objetivo de evitar a sobrecarga no sistema radicular. “Como estamos iniciando um período chuvoso, as copas absorvem muita água e ficam normalmente mais pesadas, além de ficar mais suscetíveis à velocidade dos ventos, aumentando o risco de queda e de acidentes com danos materiais e  à integridade física da população”, explica Renata.

O trabalho de campo realizado pela secretaria também analisa a saúde das árvores, identifica vegetais com galhos apodrecidos, fraturas e adota medidas fitossanitárias. “Como Natal possui avenidas com árvores de grande porte, merece atenção redobrada”. Segundo o apurado pelo Departamento de Paisagismo da Semsur, estima-se que existam em torno de 123 mil árvores em Natal.

Como agir em caso de queda de árvore

O cidadão pode contribuir na prevenção da queda de árvores públicas. Ao observar qualquer comportamento anormal de um vegetal, seja uma inclinação acentuada, grandes fendas ou fraturas, queda de galhos, presença de cupins, formigueiro ou qualquer outro tipo de comprometimento nas raízes, ele deve comunicar o fato à Semsur. A Secretaria irá realizar uma vistoria, identificar se existe risco de queda iminente e realizará a ação mais adequada para solucionar o problema.

Em caso de queda de árvores, o cidadão deve acionar o Corpo de Bombeiros, e se houver dano ou ameaça à rede elétrica, o fato precisa ser comunicado à Companhia de Serviços Elétricos do RN - COSERN. O atendimento do Departamento de Paisagismo da Semsur funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 14h, pelo telefone 3232-9845.