O período chuvoso chegou de vez na capital potiguar. Tendo em vista as precauções recomendadas para evitar quedas de árvores e galhos nesta época, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), tem reforçado a poda preventiva em todas as regiões de Natal.

Com a chegada das chuvas, é comum que ocorram ventos fortes e tempestades, o que aumenta o risco de queda de galhos e árvores inteiras. Para evitar possíveis danos à infraestrutura urbana, além de preservar a integridade física dos cidadãos, a Secretaria adotou uma abordagem preventiva no manejo arbóreo.

O secretário municipal de serviços urbanos, Irapoã Nóbrega, ressaltou a importância da ação. "Estamos cientes dos riscos que as chuvas podem trazer, especialmente quando associadas a ventos fortes. A poda preventiva é uma medida essencial para evitar acidentes, proteger a população e preservar o patrimônio urbano", afirmou.

De acordo com a diretora do Departamento de Paisagismo da Semsur, Renata Larissa, o quantitativo de queda de árvores e galhos teve uma redução em relação aos anos anteriores por causa do trabalho de mitigação de risco da Semsur, realizado desde janeiro. Até agora, em 2023, foram registradas seis ocorrências do tipo, entre árvores e galhos. No período de chuvas anterior, em 2022, esse número foi 70.

“O manejo arbóreo ocorre o ano inteiro, e durante o período de pré-chuvas reforçamos a atuação nos principais corredores de veículos e alamedas com grande fluxo de pessoas. Fazemos a diminuição de copas, contenção, equilíbrio e retirada de galhos apodrecidos em todas as regiões administrativas, com mais intensidade nos principais corredores de Natal. Vamos iniciar em avenidas como Itapetinga, Paulistana, Florianópolis, na Zona Norte, com mais afinco na retirada de árvores mortas”, detalha a diretora.

Em caso de chuvas e ventos fortes, a recomendação é não se abrigar embaixo de árvores. Os moradores são encorajados a comunicar à Secretaria sobre árvores que apresentem riscos ou necessitem de poda. A colaboração da comunidade é fundamental para identificar áreas e agilizar a intervenção da equipe especializada. Basta informar ao Departamento de Paisagismo, das 8h às 16h, seja pelo telefone 3232-9845, ou pelo e-mail setorarboreo@gmail.com. Se for pela noite, pode-se manter contato com o Corpo de Bombeiros, no 193.

A Semsur também faz o trabalho de compensação ambiental, que consiste em plantar mudas de espécies nativas em substituição às que foram suprimidas, dentro do Projeto Planta Natal. Renata Larissa comenta que isso ocorre principalmente durante a estação chuvosa, que é o período mais propício. “Estamos próximos de 16 mil mudas plantadas desde 2019. Nos primeiros quatro meses de 2023, já foram plantadas cerca de 600 mudas”, contabiliza.

O que é a poda preventiva?

A poda preventiva consiste na retirada de galhos secos, doentes ou com risco de queda iminente. Além disso, árvores que apresentem desequilíbrio de copa ou cujas raízes estejam comprometidas também são avaliadas e podadas, se necessário. Essas ações visam fortalecer a estrutura das árvores e reduzir a probabilidade de acidentes durante os períodos chuvosos.

“Como a árvore absorve parte da água das chuvas, a copa fica mais pesada. Se as raízes ficarem comprometidas, pode ocasionar a queda. Ao fazermos a poda preventiva, aliviamos a raiz e o peso da árvore, prevenindo que ela caia”, explica a diretora de Paisagismo.