Nesta segunda-feira (22), a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), por meio da Coordenação de Saúde Mental, promove um debate sobre saúde mental e sofrimento psíquico sob uma perspectiva voltada para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e para a saúde de forma integral. A ação faz parte das atividades do Janeiro Branco, campanha com o intuito de reforçar e alertar para os cuidados, proteção e gestão da saúde mental e emocional.

O evento acontece das 8h às 12h, no auditório da Unidade Básica de Saúde Candelária, localizada na Rua Barão de Açu, s/n, no bairro Candelária. A ação tem como público-alvo servidores da rede de atenção à saúde do município, além de usuários dos serviços de saúde municipal e seus familiares.

Durante o dia, serão discutidas questões sobre a prevenção e promoção à saúde mental dos munícipes de Natal, além de promover o fortalecimento das esferas da Rede de Atenção à Saúde, e em como a população pode ter acesso à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Natal.

Confira a programação do evento:

8h às 8h30

Abertura com música e lanche coletivo.

8h30 às 8h50

“Reconhecendo a RAPS de Natal, avanços nos últimos 04 anos de gestão. Onde estamos? Como a população poderá acessar?”.

Palestrante: Luís Fernando Pires dos Santos.

8h50 às 9h10

“Acolher o sofrimento psíquico para prevenir o adoecimento mental”.

Palestrante: Emanuelle Camelo.

9h10 às 9h30

“Combate à Patologização e Medicalização da Vida”.

Palestrante: Dulciana Costa.

9h40 às 10h

“Relato de experiência de apoio técnico e aporte do profissional psicólogo na APS como interlocutor da RAS e da RAPS”.

Palestrante: Camomila Ferreira.

10h às 10h20

“Experiências exitosas no manejo e cuidado da equipe do CAPS Transtornos Leste 24H”.

Palestrante: Thecia Ribeiro.

10h20 às 11h - Encerramento com apresentação do coral do Centro de Convivência e Cultura (CECCO) e do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS Esperança).

Abertura para falas, perguntas e relatos dos espectadores.