Nesta quarta-feira (17), aconteceu a primeira turma para a capacitação de Noções para Atendimento em Saúde Mental, voltada para os profissionais de saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU - 192 Natal) e da Rede de Urgência e Emergência do município. A ação faz parte das atividades da campanha Janeiro Branco, e teve como intenção contribuir para um atendimento mais eficaz e humano para os usuários de saúde mental que procuram atendimento nos serviços.

“O objetivo da capacitação é auxiliar os profissionais que trabalham com saúde mental, e para os que atuam na rede de urgência e emergência, a entender um pouco a abordagem ao paciente em sofrimento mental, justamente para tirá-lo da situação de crise garantindo a segurança tanto do paciente como do próprio profissional que vai abordá-lo”, comenta Miclecia de Melo Bispo, enfermeira do SAMU Natal responsável por ministrar a ação, sobre o propósito da capacitação.

Os conteúdos ofertados têm como base os protocolos do Ministério da Saúde para saúde mental, que visam substituir o tratamento centrado em internações em hospitais psiquiátricos por um cuidado mais humanizado, com foco em uma abordagem sobre técnicas de diálogos e conversação. “Muitos acreditam que a solução é a contenção física, prender o paciente, porém o objetivo primordial é tratar o paciente como um indivíduo, com suas subjetividades e particularidades, entender a dor do outro e o quanto aquela dor representa para ele, e a partir disso com ferramentas de diálogo ir trabalhando essas questões.”, explica Miclecia.

Ana Kátia Gomez de Oliveira, que atua no Centro de Atenção Psicossocial André Luiz - (CAPS III Leste), compareceu à ação e reforçou a importância de momentos como esse para a rede de saúde municipal. "É muito proveitoso que os serviços venham se capacitando cada vez mais, e que ações como essas possam ser contínuas para que mais pessoas tenham oportunidade de se capacitar e possam compreender melhor como lidar com as crises, com os usuários e com os temas que vivenciamos diariamente".

Na sexta-feira (19), às 14h, acontece a segunda aula da capacitação de Noções para Atendimento em Saúde Mental, tendo também como público-alvo os profissionais que atuam na rede de urgência e emergência do município previamente inscritos.

Janeiro Branco

Durante o mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), por meio da Coordenação de Saúde Mental, desenvolve a campanha Janeiro Branco, realizando diversas ações com o intuito de reforçar e alertar para os cuidados, proteção e gestão da saúde mental e emocional dos natalenses.

Em Natal, a Rede de Atenção Psicossocial conta com diversos dispositivos para acolher a população em sofrimento psíquico, tendo como porta de entrada o acolhimento na unidade básica de saúde do território onde o usuário mora.

O município também dispõe de serviços como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), serviços de porta aberta distribuídos no território da cidade, além do Centro de Convivência e Cultura, que promove saúde física e emocional através da arte, cultura e dança. Para casos que necessitem de internações clínicas psiquiátricas, Natal dispõe também de leitos adultos e infantojuvenil nos hospitais municipais, como também em hospitais especializados públicos e particulares contratualizados, que serão acionados via sistema de regulação municipal e/ou estadual.