A obra de recuperação da Praia de Ponta Negra está próxima de entrar em uma nova fase. A Prefeitura de Natal publicou nesta sexta-feira (29), o edital de licitação para a execução dos serviços da engorda, propriamente dita, do principal cartão postal da cidade. Nesta etapa, serão realizados os trabalhos de dragagem e aterro hidráulico para preenchimento artificial da praia, garantindo uma faixa de areia de 50 metros na maré cheia e até 100 metros na maré seca. Serão investidos cerca de R$ 80 milhões nesses serviços em uma parceria entre a gestão municipal e o Governo Federal. A abertura das propostas das empresas interessadas em realizar o projeto será feita no dia 09 de fevereiro.

“O sonho de termos uma Ponta Negra organizada, modernizada e atrativa está se aproximando da concretização. Eu considero esse o principal investimento que estamos realizando. Ali se encontra a vitrine da cidade para o mundo e é a principal produto turístico de Natal. Por muito tempo, ela foi negligenciada, mas agora a praia de Ponta Negra vai vivenciar uma era de pujança, grande movimentação, contribuindo para o fortalecimento do turismo local, gerando emprego, renda e progresso para o Município”, detalhou o prefeito Álvaro Dias.

Também foi lançado o edital de licitação para a complementação da urbanização do calçadão da Praia de Ponta Negra. Estão previstas a recuperação do passeio público, acessibilidade, instalação de ciclovia e demais equipamentos públicos.

A obra da engorda é a sequência do conjunto de intervenções que a Prefeitura está realizando na praia de Ponta Negra. Esta fase dos serviços está próxima de ser finalizada. O chamado enrocamento está implementando uma estrutura de 19 mil blocos de concreto em com mais de 1.173 metros de extensão, no trecho da altura do hotel Serhs até o início do calçadão. Além disso, o projeto também contempla a construção de escadarias e rampas de acesso à praia.

“Estamos concluindo o processo de enrocamento pelos blocos de pedras colocados ao longo da praia para proteger o calçadão do avanço do mar. Além disso, temos ainda a construção de sete escadas e quatro rampas de acesso à praia e, por último, a engorda, que se trata de um aterro que será colocado ao longo de quatro quilômetros na enseada de Ponta Negra”, disse Álvaro.