Natal também é tempo de solidariedade, empatia e amor ao próximo. Fazendo valer esses sentimentos, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semtas) em parceria com Secretaria Municipal de Cultura (Secult/Funcarte), promove a campanha Natal em Natal Solidário que visa incentivar as doações de alimentos não perecíveis durante os shows do Natal em Natal. 

O público que prestigia a festa na Arena das Dunas também pode participar doando 1kg de alimento não perecível e toda a arrecadação será entregue às 29 instituições socioassistenciais cadastradas pelo o programa Banco de Alimentos e que atendem às famílias que enfrentam vulnerabilidade social e risco alimentar no município. A doação pode ser feita no portão P2, na Arena das Dunas, onde se encontra estacionado o caminhão do programa Banco de Alimentos da Prefeitura.

O prefeito Álvaro Dias destaca a importância da arrecadação no evento promovido pela Prefeitura. “Esta campanha visa contribuir para que mais pessoas e famílias tenham acesso a uma alimentação digna, saudável, garantindo continuamente a inclusão social no município de Natal”, ressalta o prefeito, agradecendo a participação da sociedade. 

A secretária da Semtas, Ana Valda Galvão, destaca que a doação não é obrigatória para ter acesso ao espaço, mas ressalta a importância das doações às famílias em situação de vulnerabilidade. “Este é um momento de empatia e de solidariedade, e através do programa Banco de Alimentos queremos contar com a participação das pessoas que estão presentes aos shows na Arena das Dunas, para que doem esses alimentos que vão beneficiar todas as pessoas que realmente necessitam. Agradecemos desde já toda a ajuda que a sociedade puder nos dar”, afirma. 

Programa
Atualmente, são beneficiadas cerca de cinco mil pessoas mensalmente com o programa Banco de Alimentos da Prefeitura do Natal. Entre as instituições estão: Lar da Vovozinha, Lar Fabiano de Cristo, APAE Natal - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Centro Sócio Pastoral Nossa Senhora da Conceição, Instituto Juvino Barreto, Casa do Menor Trabalhador, Sociedade Heitor Carrilho, Aldeias Infantis SOS Brasil, Associação Rio-grandense Pró-Idoso - ARPI,  Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos e  Centro Educacional Dom Bosco, Casa de Idosos Jesus Misericordioso.

A equipe do Programa Banco de Alimentos realiza a triagem, pesagem e direciona esses alimentos prestando também apoio técnico para as instituições cadastradas de forma gratuita.