A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Capitania das Artes (Secult/Funcarte), realiza sessão pública de cinema, no próximo dia 26, às 18h, na Praça Gentil Ferreira, no Alecrim, com a exibição do longa-metragem “O Alecrim e o Sonho”, do cineasta Valério Fonseca. A iniciativa conta com o apoio da Fecomércio e da Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (AEBA).

Além de proporcionar lazer à população, a sessão de cinema em praça pública realizada pela Prefeitura do Natal é uma forma de democratizar o acesso à cultura e de valorizar os realizadores do Audiovisual Potiguar. Serão disponibilizadas cadeiras para o público. Um telão será montado na rua Dr. Manoel Miranda (Av. 11), ao lado da Praça Gentil Ferreira, em pleno comércio do Alecrim. Antes da exibição, o diretor falará um pouco sobre o filme para o público presente.

O longa retrata cenas comuns do cotidiano do bairro e pontos bastante conhecidos da população. Moradores, comerciantes e consumidores das lojas do Alecrim poderão se identificar com a história do filme, um drama de ficção que narra o cotidiano de Vicente, professor aposentado e viúvo, morador do tradicional bairro natalense, que mora sozinho e vive entre sonhos lúcidos e a realidade cruel do mundo contemporâneo, numa jornada repleta de momentos emocionantes.

“O Alecrim e o Sonho” teve lançamento mundial no Festival Internacional de Cinema da Índia (IFFI), em Goa, em novembro de 2022; e ganhou o prêmio da crítica no Molodist Kyiv International Film Festival, na Ucrânia, sendo exibido em meio a atual guerra naquele país, em dezembro de 2022. No Brasil, foi exibido no Estação NET Rio, no Rio de Janeiro; na Universidade Federal do Rio Grande do Norte; em Campina Grande (PB), Diadema (SP), no encerramento do Festival No Meio do Mundo (Festcimm), no Retiro dos Artistas (RJ); no Festival Cinépolis de Cinema Nordestino, em Natal(RN). Em agosto de 2023, entrou em cartaz no Cine Santa, no (RJ) e, em seguida, no Cine Banguê, em João Pessoa (PB); e ainda no CineSesc (SP), na Retrospectiva do Cinema Brasileiro de 2023. “O Alecrim e o Mundo” esteve na lista dos filmes escolhidos pela Academia Brasileira de Cinema  para concorrer ao Oscar de Filme Internacional de 2024.

SOBRE O DIRETOR
Valério Fonseca é diretor, roteirista e ator potiguar. Dirigiu e escreveu cerca de 15 curtas-metragens, entre eles “Dona Eulália”, “Chapada”, “Maria Ninguém” (com Fernanda Lima), “Pegadas de Zila” (curta sobre Zila Mamede, com a atriz Rosamaria Murtinho), “A Maldição de Berenice”, “Lúcia e a Mala”, “Lagoa”, “Copa Registrada”, “Sonho e Silêncio”, e ainda o longa-metragem documental “Remar é…” sobre a prática do remo (vencedor do Paladino d’Oro, na Itália). O documentário entrou em cartaz nos cinemas do Rio de Janeiro e Curitiba em 2013. O diretor recebeu cerca de 40 prêmios em sua carreira. “O Alecrim e o Sonho” é seu primeiro longa-metragem de ficção. O filme está em circulação pelos cinemas brasileiros.

SERVIÇO:
Exibição pública do filme “O Alecrim e o Sonho”. Terça-feira, dia 26, às 18h, na Praça Gentil Ferreira (rua. Dr. Manoel Miranda), Alecrim. Realização: Prefeitura do Natal (Secult/Funcarte). Apoio: Fecomércio e Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim.