A Escola Municipal Monsenhor Joaquim Honório, no bairro do Alecrim, foi escolhida para a sétima e última edição do Participa Natal nos Bairros deste ano, na manhã deste sábado (16). A edição de hoje foi um sucesso, e realizou mais de 2.500 atendimentos à população local. O projeto vem consolidando sua missão de levar serviços essenciais aos bairros da cidade, e já registrou cerca de 30 mil atendimentos ao longo das edições anteriores, beneficiando moradores de Pajuçara, Planalto, Rocas, Lagoa Azul, Felipe Camarão e Potengi.

 

O prefeito Álvaro Dias, como em todas as edições, marcou sua presença no evento e visitou os diversos campos de atendimento à população, ouvindo as pessoas. “É uma grande alegria promover esse projeto que traz a Prefeitura para perto do povo. Gostaria de agradecer a participação de todos os nossos colaboradores e nossos secretários municipais que têm feito realmente uma gestão atenta com a população”, disse.

O prefeito também falou sobre a principal obra da sua gestão: “Gostaria de ressaltar também a nossa maior obra em andamento, o novo Hospital Municipal, que será um dos mais modernos e mais bem equipados da região Nordeste. Hoje, as obras em Natal acontecem de manhã, de tarde e de noite, nossa gestão segue em frente caminhando pro futuro, onde construiremos uma nova cidade, tranquila, agradável, bonita e moderna”, destacou ao falar com as pessoas que foram à Escola Mons. Joaquim Honório. 

 

O evento realizado das 8h às 12h30, contou com uma gama diversificada de serviços, abrangendo áreas como esporte, lazer, cultura, saúde, educação e assistência social. A parceria entre secretarias municipais e mais de 20 instituições e empresas privadas foi essencial para a ampliação do alcance e eficácia do Participa Natal no Bairros, consolidando-o como um marco na promoção do bem-estar comunitário.

 

A secretária Municipal de Planejamento, Joanna Guerra, responsável pela coordenação do projeto, relatou: “Chegamos no último Participa Natal de 2023 com a sensação de dever cumprido. Hoje fechamos o ano com mais uma etapa do projeto concluída com sucesso, trazendo serviços que vão além dos disponibilizados nos equipamentos públicos. Nossa missão é ampliar esse benefício para os 36 bairros da nossa cidade, vamos aproximar cada vez mais a Prefeitura dos cidadãos”, enfatizou a secretária. 

 

OBRAS NO ALECRIM

 

Nesta sexta-feira (15), foi entregue aos bairros das Quintas e Alecrim um equipamento esportivo revitalizado, e as melhorias para a população não param por aí. Ainda em sua fala às pessoas presentes, o prefeito elencou as demais obras em andamento no bairro. “No bairro do Alecrim, estamos asfaltando diversas avenidas, como a Coronel Estevão, a Avenida Presidente Bandeira, a Leonel Leite e outras que também serão asfaltadas. Assim como também, estamos concluindo a reforma do Teatro Sandoval Wanderley que vai ser uma grande entrega cultural ao bairro”, disse.

 

SECRETARIAS E ÓRGÃOS MUNICIPAIS NA AÇÃO 

 

Governo - SMG, Planejamento - SEMPLA, Comunicação – SECOM, Trabalho e Assistência Social – SEMTAS, Ouvidoria, Saúde - SMS, Educação – SME,  Cultura - SECULT/FUNCARTE, Serviços Urbanos – SEMSUR, Mobilidade Urbana – STTU, Infraestrutura – SEINFRA, Habitação e Regularização Fundiária – SEHARPE, Defesa do Consumidor – PROCON, Esporte e Lazer – SEL, Meio Ambiente e Urbanismo – SEMURB, Política para as Mulheres – SEMUL, Saneamento Básico – ARSBAN, Limpeza – URBANA, Projetos Especiais - SEGEPE e Segurança Pública e Defesa Social – SEMDES.

 

INSTITUIÇÕES E EMPRESAS PARCEIRAS

 

Fecomércio-RN (SESC e SENAC), OAB-RN, SEBRAE-RN, INSS, Instituto Atena, CDL Natal, Drogaria Santa Fé, Projeto Odonto Levando Sorriso, Escola de Enfermagem Menino Jesus, COSERN, CAERN, UNI-RN, UNP, Natal Óticas, ABAPED, Instituto Mix, Exército Brasileiro, Junta Militar, NuBus (NatalCard) e Banco do Brasil.

 

SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS

Assistência e Desenvolvimento Social Cadastro único, Orientações, inscrições e atualizações sobre o programa Minha Casa, Minha Vida (faixa 1), Orientações/informações sobre benefícios e serviços da Previdência Social e de Assistência Social, Orientações sobre Aluguel Social, Auxílio Funeral e kit enxoval, Orientações jurídicas, Orientações sobre transporte e emissão da Carteira Nacional da Pessoa Idosa, Conscientização sobre o combate à violência contra a pessoa idosa, Serviços da Junta Militar (alistamento, atestado de desobrigado, transferências de domicílio, dispensa), Orientações sobre regularização fundiária  e Orientações para mulheres, crianças e adolescentes.

Trabalho e Renda

Atendimentos da Sala do Empreendedor: Formalização, orientação empresarial, emissão de boletos MEI, parcelamento da dívida MEI, Consulta SPC/SERASA, Orientações e emissão da Carteira Municipal do Artesão, Orientações sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Orientações sobre o Seguro Desemprego, Orientações sobre o SINE Natal, Atendimento do PROC ON Natal e Renegociação de dívidas com o Desenrola Brasil.

Esporte e Lazer

Atividades físicas e recreativas, Atividades lúdicas diversas, Cadastros para emissão de Carteira da Pessoa com Deficiência (levar cópia do RG e CPF, comprovante atualizado de residência no município do Natal, foto 3x4, laudo médico com CID 10, que atesta a deficiência), Espaço Kids e Inscrições para escolinhas de futebol. 

Educação e Cultura

Oficinas de jogos, leitura e desenhos, Distribuição de livrinhos educativos, Orientações sobre os programas Tributo à Criança e Passe Livre, Matrícula para Educação de Jovens e Adultos (EJA), Apresentações musicais e teatrais, Arte em grafite produzida na hora, Oficinas de pintura em ecobag, Espaço leitura, Atividades de educação ambiental, com exposições da fauna e flora do parque da cidade, Plantio e distribuição de mudas, Presença de coletor de lixo eletrônico e orientações sobre o descarte correto do resíduo.

Saúde

Atendimento médico (clínico geral, pediatra e cardiologista), Exames de Mamografia e Preventivo, Atendimento odontológico, Orientação de higienização bucal, Teste de visão e manutenção de óculos, Aferição de pressão arterial, Teste de glicemia, Vacinação, Avaliação de IMC, Orientações sobre métodos contraceptivos, Distribuição de preservativos masculinos e femininos, PICS (massoterapia, auriculoterapia, cranioterapia e aromaterapia), Serviços de zoonoses (incluindo vacinação para cães e gatos), Promoção da saúde mental,  atendimento nutricional, Sala de acolhimento para a pessoa com deficiência e Orientações e teste rápido para IST’s.

Serviços Urbanos

Emissão de Cartão de Estacionamento (idoso e PCD), Emissão de Cartão Nubus (Natalcard), Distribuição de brindes sobre educação no trânsito, Solicitação de manutenção de iluminação pública, podas, canteiros e áreas verdes, Solicitação de manutenção de vias e Equipamentos de drenagem, Solicitação de revitalização de sinalização viária horizontal e vertical, Atendimento pela agência móvel da COSERN com troca de lâmpadas ineficientes por LED, Atendimento da unidade móvel CAERN, Orientações sobre desastres naturais e Ouvidoria sobre saneamento básico.

Estética

Cortes de cabelo, Esmaltação, Design de sobrancelha e Serviço de barbearia.