A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), pertencente ao Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), alcança a meta de vacinação antirrábica estipulada pelo Ministério da Saúde e imuniza mais de 95 mil cães e gatos no município.

Até esta segunda-feira (13), foram cerca de 95.752 doses de vacina aplicadas, o que corresponde a uma cobertura de 80,2% dos animais aptos a receberem a imunização contra a raiva no município. Em Natal, a estimativa era de aproximadamente 119.665 animais que poderiam se imunizar contra a doença, sendo 75.758 cães e 43.907 gatos.

“Mais uma vez alcançamos a meta de 80% de imunização antirrábica para a população animal domiciliada da nossa capital. Quero agradecer a toda a equipe que fez esse trabalho possível e aos tutores que levaram seus animais para se protegerem contra essa doença, tão grave, mas evitável com a vacinação”, agradece pela adesão da população à campanha o secretário de Saúde do município, George Antunes.

A Campanha Antirrábica 2023 teve início no dia 10 de julho inicialmente na modalidade porta a porta, e segue até o dia 20 de novembro adotando novas estratégias para a cobertura vacinal dos animais. “Nesta nova etapa estamos ofertando vacinação nos pontos fixos que funcionam de segunda a sexta-feira e também realizando a vacinação por marcação prévia em condomínios e residenciais com mais de cinco animais. Então aquele tutor que ainda não vacinou seu animal pode procurar um dos locais ou entrar em contato para manter a saúde do seu animal de estimação em dia”, reforça Jan Pierre Araújo, chefe da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ).

Podem ser imunizados cães e gatos sadios a partir de três meses que não tenham feito nenhum tratamento farmacoterápico nos últimos 30 dias, e animais que não tenham recebido a vacina contra o vírus da raiva no ano de 2023.

Vacinação Antirrábica

Para realizar a marcação de vacinação em residências com mais de cinco animais ou para a marcação da imunização em condomínios, o responsável deve entrar em contato com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) pelo telefone ou WhatsApp (84) 3232-8235, ou pelo aplicativo Natal Digital.

Confira os fixos para vacinação antirrábica em Natal:

Distrito Sanitário Norte I

Unidade de Saúde Pajuçara - Rua Maracaí, s/n - Pajuçara (De segunda a quinta-feira, das 8h às 16h, e nas sextas-feiras das 8h às 12h);

Distrito Sanitário Norte II

Unidade de Saúde Panatis - Rua Milton Servita de Brito, nº 994 - Potengi (De segunda a quinta-feira, das 8h às 16h, e nas sextas-feiras das 8h às 12h);

Unidade de Vigilância de Zoonoses/Zona Norte, - Av. das Fronteiras, nº 1526, Conjunto Santa Catarina, Potengi (entrada temporária pela Rua Ibirama) (Funcionando todos os dias, das 6h às 18h).

Distrito Sanitário Oeste

Policlínica Oeste - Av. Pernambuco, nº 251 - Cidade da Esperança (De segunda a quinta-feira, das 8h às 16h, e nas sextas-feiras das 8h às 12h).

Distrito Sanitário Leste

Unidade de Saúde São João - Av. Romualdo Galvão, nº 891 - Tirol (De segunda a quinta-feira, das 8h às 16h, e nas sextas-feiras das 8h às 12h).

Distrito Sanitário Sul

Unidade de Vigilância de Zoonoses/Zona Sul - Rua Sebastião Pinto, nº 880 - Nova Descoberta (De segunda a quinta-feira, das 8h às 16h, e nas sextas-feiras das 8h às 12h);

Unidade de Saúde Cidade Satélite - Rua das Carnaúbas, Nº 2, Pitimbu. (De segunda a quinta-feira, das 8h às 16h, e nas sextas-feiras das 8h às 12h).