A Secretaria Municipal de Saúde de Natal, por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), pertencente ao Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), divulga os novos postos fixos de vacinação antirrábica para cães e gatos no município. A ação faz parte da Campanha Antirrábica 2023 que já imunizou cerca de 30 mil animais na capital potiguar.

Até o último domingo (20), Natal registrou a marca de 30.628 cães e gatos vacinados, o equivalente a 25,5% da população domiciliada apta a ser vacinada no município, que corresponde a um total de 119.665 animais.

“Chamamos a atenção para a importância da vacinação contra o vírus da raiva, pois a vacina é o único método de prevenção contra a doença. Manter os animais imunizados também é um método de proteção para os responsáveis, por isso estamos ampliando os postos fixos de vacinação como mais uma oportunidade para os tutores imunizarem seus bichos de estimação”, afirma Jean Pierre Araújo, chefe da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ).

Podem ser imunizados cães e gatos sadios a partir de três meses que não tenham feito nenhum tratamento farmacoterápico nos últimos 30 dias, e animais que não tenham recebido a vacina no ano de 2023.

Campanha Antirrábica 2023

A Campanha Antirrábica 2023 teve início no dia 10 de julho e segue até o dia 30 de setembro, Dia D de intensificação da vacinação. A estratégia inicial da campanha acontece por meio da vacinação porta a porta, que está sendo realizada nos bairros de Nossa Senhora da Apresentação, Potengi, Pajuçara, Rocas, Dix-Sept Rosado e Planalto.

Durante os sábados do mês de agosto, a UVZ também oferta pontos extras de vacinação montados nos cinco Distritos Sanitários de Natal. Os pontos são divulgados semanalmente nos perfis da Prefeitura do Natal.

Confira os pontos fixos para vacinação antirrábica em Natal:

Os pontos fixos nas Unidades de Saúde, Policlínica e UVZ Zona Sul funcionam de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h, e nas sextas-feiras das 8h às 12h. Já o ponto UVZ Zona Norte funciona todos os dias, das 6h às 18h.

Distrito Sanitário Norte I

Unidade de Saúde Pajuçara - Rua Maracaí, s/n - Pajuçara;

Distrito Sanitário Norte II

Unidade de Saúde Panatis - Rua Milton Servita de Brito, nº 994 - Potengi;

Unidade de Vigilância de Zoonoses/Zona Norte, - Av. das Fronteiras, nº 1526, Conjunto Santa Catarina, Potengi (entrada temporária pela Rua Ibirama);

Distrito Sanitário Oeste

Policlínica Oeste - Av. Pernambuco, nº 251 - Cidade da Esperança;

Distrito Sanitário Leste

Unidade de Saúde São João - Av. Romualdo Galvão, nº 891 - Tirol;

Distrito Sanitário Sul

Unidade de Vigilância de Zoonoses/Zona Sul - Rua Sebastião Pinto, nº 880 - Nova Descoberta;

Unidade de Saúde Cidade Satélite - Rua das Carnaúbas, Nº 2, Pitimbu.