A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), segue investindo na aquisição de ferramentas digitais. Desta vez, foram adquiridos 302 chromebooks, para o uso dos professores das 72 escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal. Cada aparelho tem o valor unitário de R$ 1.882,24, resultando em um investimento total de R$ 568.647,88. A entrega oficial dos chromebooks será realizada na próxima segunda-feira (14), às 15h, na Escola Municipal Professor Laércio Fernandes Monteiro, situada na Rua Noel Costa, 1232, bairro Nossa Senhora da Apresentação, com a presença do prefeito Álvaro Dias e da titular da SME-Natal, Cristina Diniz.

A aquisição dos chromebooks faz parte do projeto "Recompondo Aprendizagem", que visa promover e consolidar habilidades e competências relacionadas às aprendizagens dos diversos componentes curriculares, especialmente, de Língua Portuguesa e Matemática.

O objetivo principal da aquisição é oferecer mais um suporte didático para a apropriação dos conhecimentos e, por conseguinte, para a formação dos estudantes.

Os professores receberam formação do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE-Natal) dentro de uma perspectiva técnica no acesso ao uso do equipamento. Outras formações ainda serão oferecidas aos professores para a utilização do aparelho na prática docente.

Os chromebooks podem dinamizar a atuação em sala de aula de várias maneiras, permitindo acesso rápido à internet e a uma variedade de aplicativos e recursos educacionais, facilitando o compartilhamento de materiais, atividades interativas e projetos colaborativos. Além disso, eles proporcionam mais flexibilidade e mobilidade, permitindo que os professores acessem e atualizem informações em tempo real, personalizem o ensino de acordo com as necessidades dos alunos e incentivem o uso de tecnologia de forma mais integrada ao currículo. Isso pode tornar as aulas mais engajadoras, estimulando o aprendizado dos estudantes de maneira mais eficaz.