Seguindo as novas demandas da contemporaneidade, de que seja possibilitado o  acesso às ferramentas digitais, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), investiu na compra de tablets para as escolas de Ensino Fundamental, oportunizando que estudantes e professores tenham maior dinamicidade no processo de ensino e aprendizagem. Foram adquiridos 16.437 tablets, em um investimento na ordem de R$ 12.910.770,39. Nesta primeira fase serão distribuídos 6.575 tablets. A entrega oficial será realizada na próxima segunda-feira (12), às 14 horas, na Escola Municipal Monsenhor Joaquim Honório, situada na Rua Presidente Mascarenhas, 768, no bairro Alecrim.

Os tablets possibilitam o acesso a  ferramentas que favorecem as condições de explorar diferentes estratégias didáticas e adaptações metodológicas, para viabilizar a aprendizagem de todos. Esse investimento representa  um avanço na qualidade do ensino da Rede Municipal de Natal. Além da aquisição dos tablets de marca Multilaser, modelo M8 4G, também foram comprados fones de ouvido estéreo com microfone PH136, capas de proteção emborrachada e MDM (gerenciamento de dispositivos móveis).

Inicialmente a distribuição vai acontecer para os estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental. "Considerou-se esta etapa de escolaridade, porque esses anos marcam a finalização do Ensino Fundamental I (Anos Iniciais) e Ensino Fundamental II (Anos Finais). A aquisição dos tablets é uma conquista importante para a Rede Municipal de Ensino", destacou a secretária municipal de Educação, professora Cristina Diniz. O 5º ano é oferecido em 59 unidades escolares e o 9º ano do Ensino Fundamental é ofertado em 30 escolas.

Para que os estudantes utilizem o equipamento de forma adequada, a SME-Natal providenciará uma formação para os articuladores das escolas pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), vinculado ao Departamento de Ensino Fundamental da SME. Os articuladores serão responsáveis pela formatação e pelas orientações relacionadas ao uso adequado do equipamento.

De acordo com a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Noélia Barbosa, além da formação relacionada a aspectos técnicos promovida pelo NTE, a formação para professores também contemplará estratégias de uso para os tablets em projetos e ações pedagógicas, envolvendo os diferentes componentes curriculares. "Os equipamentos podem ser utilizados em todas as disciplinas, permitindo que sejam realizadas atividades em diferentes áreas e potencializando o ensino híbrido", disse.

Os assessores pedagógicos da SME-Natal também irão incentivar e sugerir aos professores atividades nos tablets, utilizando as ferramentas do Google. Para que os equipamentos sejam usados de forma cuidadosa, os responsáveis pelos estudantes assumirão a responsabilidade tanto em relação à conservação como em relação à finalidade de caráter pedagógico. A segunda etapa de entrega de tablets será para os estudantes dos 6°, 7° e 8º anos.