O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Natal, aconselha aos consumidores a realizarem amplas pesquisas de preços e qualidade, bem como sobre a política de troca dos produtos nas compras do Dia dos Pais, comemorado no domingo dia 13 de agosto.

De acordo com o órgão de defesa do consumidor, a atenção precisa ser redobrada em função do aumento das promoções, opções e sugestões neste período. Uma das principais dicas é evitar compras de última hora.

“Pesquisar antes de comprar, comparando os valores de diferentes lojas, é o passo mais recomendado neste momento", assegura o Diretor Técnico do Procon Natal, Diogo Capuxú. "Descontos e promoções são atrativos, mas assegure-se de que sejam reais. Mantenha-se atento a possíveis práticas enganosas, como aumentar os preços antes de aplicar o desconto. Uma pausa para reflexão antes de concluir a compra pode evitar arrependimentos futuros", complementa.

Como grande parte dos produtos comprados nesse período tem como objetivo presentear, o consumidor precisa se certificar da política de troca da loja antes de efetuar a compra. "Na compra em loja física, a loja não é obrigada a realizar troca do produto, a menos que haja um defeito. Os lojistas sempre buscam fidelizar os clientes, então é importante solicitar, no momento da compra, informações sobre a política de troca por parte da loja", orienta o diretor técnico.

O Código de Defesa do Consumidor estabelece dois prazos para que o consumidor faça sua reclamação: 30 dias para produtos e serviços não duráveis (como calçados, roupas, bolsas etc.) e 90 dias para produtos e serviços duráveis (como eletrodomésticos, veículos, máquinas, equipamentos eletrônicos etc.). 

Nas compras via internet é muito importante verificar a segurança das transações online dos sites (checar o ícone do cadeado), informações como CNPJ, telefone e endereço do vendedor. Nesse tipo de compra, assim como naquelas realizadas por telefone, o consumidor tem direito de desistir do negócio num prazo de sete dias a partir do recebimento do produto ou mesmo antes de receber, podendo solicitar o cancelamento, bem como a devolução dos valores pagos, incluindo o frete, se aplicável. Não é necessário justificar o arrependimento. 

Para outros esclarecimentos ou dúvidas do seu direito, os consumidores podem entrar em contato com o Procon Natal pelo WhatsApp (84) 98870-3865 ou buscar atendimento presencial na Rua Ulisses Caldas, 181, Cidade Alta, no horário de funcionamento das 08 h às 14 h.