Em uma ação que chamou a atenção das pessoas nas ruas, a Prefeitura do Natal realizou nesta sexta-feira o transplantio de um Ipê Roxo já adulto, que estava localizado na avenida Jaguarari para um canteiro central na BR-101, próximo à Praça da Árvore do Mirassol. Uma forma de preservação ambiental, uma vez que a avenida Jaguarari passa por obras para ser mão única. 

 

O transplantio, que precisou da ajuda de um guindaste e cerca de 50 pessoas, foi realizado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), com o apoio de agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU). 

 

Este foi o primeiro transplante de árvore adulta realizado pela Prefeitura do Natal e contou com um estudo técnico que avaliou qual seria o melhor lugar para receber o Ipê, que já tem seis anos. A ação teve o envolvimento do Ministério Público, como explica a secretária Executiva de Concessões e Parcerias Público-Privadas do município, Danielle Mafra.

 

“Nós precisamos manter algumas árvores no processo da obra do binário realizada pela STTU. A gente fez todo um estudo técnico para avaliar qual seria o melhor lugar para receber o Ipê, quais seriam as especificações dessa árvore e como poderíamos cuidar dela com a melhor qualidade”, disse. 

 

A ação integrada contou com a participação das Secretarias Municipais de Mobilidade Urbana (STTU), do Meio Ambiente (Semurb), de Serviços Urbanos (Semsur) e do projeto Planta Natal.

 

“Estamos muito felizes com o sucesso dessa ação ambiental, realizada através de uma equipe de mais de 50 pessoas envolvidas nesse transplantio. Os estudos e os levantamentos foram iniciados na semana passada para salvar essa espécie, para ela continuar a crescer e seguir seu desenvolvimento em outra área da cidade, totalmente preparada para ela”, ressalta Danielle Mafra.

 

Binário

 

No último mês, a Prefeitura do Natal anunciou a transformação da Av. Jaguarari e a Rua São José em binário, com sentido único de veículos em cada uma delas. O prazo de execução é de 90 dias, incluindo a construção de meio-fio em concreto e pavimentação.

 

Com a implementação, a Jaguarari passará a ser mão única no sentido Sul, e a Rua São José terá o fluxo de veículos no sentido Centro. Esse será o primeiro binário implantado perpendicularmente aos já existentes na cidade, como na Amintas Barros, Nascimento de Castro, Antônio Basílio e

Miguel Castro.