O bairro Felipe Camarão vive a expectativa de receber neste sábado (11) o Participa Natal nos Bairros, projeto da Prefeitura do Natal que leva cidadania, esporte, lazer, cultura, serviços de saúde, educação e assistência social às comunidades, por intermédio da ação das secretarias municipais e de parceria com mais de 20 instituições e empresas privadas.

Em Felipe Camarão o Participa ocupará a Escola Municipal Professora Maria Cristina Osório Tavares, situada na Rua Antônio Carolino, s/n, das 8h às 12h30. Esta será a quinta edição do Projeto, que já visitou este ano três das quatro regiões administrativas da cidade e promoveu mais de 24 mil atendimentos aos moradores dos bairros Pajuçara, Planalto, Rocas e Lagoa Azul.

Na noite desta quinta-feira (09), a organização do Participa Natal reuniu representantes do bairro Felipe Camarão e das comunidades do entorno numa reunião de planejamento participativo da ação deste sábado. “O encontro, além de servir para mobilizar a população, é um grande momento de escuta, pois estão lá secretários e adjuntos e as pessoas podem falar das necessidades e o que esperam da gestão municipal”, disse Joanna Guerra, secretária de Planejamento (SEMPLA) que coordena o Participa junto com a Secretaria de Governo.

Joanna Guerra falou, ainda, que o Participa Natal nos Bairros foi criado pela gestão do prefeito Álvaro Dias, em 2019, e interrompido por causa da pandemia da Covid19. “O prefeito fez questão de retomar o projeto, por compreender da sua importância na resolução de vários problemas e tem sido sucesso, principalmente pelo engajamento das secretarias e da valiosa participação de nossos parceiros”, disse a secretária. Convocando a população de Felipe Camarão, Joanna ressaltou que o “lema é atender o maior número de pessoas possível”.

Felipe Camarão é um dos 36 bairros de Natal e homenageia o líder indígena, que se alinhou aos portugueses na luta para expulsar os holandeses das terras potiguares. Localizado na zona Oeste, o bairro é um dos maiores da cidade, com uma população de mais de 45 mil habitantes, e é relativamente jovem, pois foi oficialmente criado em 1968.

INSTITUIÇÕES E EMPRESAS PARCEIRAS (21)

Fecomércio-RN (SESC e SENAC), OAB-RN, SEBRAE-RN, INSS, Instituto Atena, CDL Natal, Drogaria Santa Fé, Projeto Odonto Levando Sorriso, Escola de Enfermagem Menino Jesus, COSERN, CAERN, UNI-RN, UNP, Natal Óticas, ABAPED, Instituto Mix, Exército Brasileiro, Junta Militar, NuBus (NatalCard) e Banco do Brasil.

SECRETARIAS E ÓRGÃOS MUNICIPAIS NA AÇÃO (20)

Governo - SMG, Planejamento - SEMPLA, Comunicação – SECOM, Trabalho e Assistência Social – SEMTAS, Ouvidoria, Saúde - SMS, Educação – SME, Cultura - SECULT/FUNCARTE, Serviços Urbanos – SEMSUR, Mobilidade Urbana – STTU, Infraestrutura – SEINFRA, Habitação e Regularização Fundiária – SEHARPE, Defesa do Consumidor – PROCON, Esporte e Lazer – SEL, Meio Ambiente e Urbanismo – SEMURB, Política para as Mulheres – SEMUL, Saneamento Básico – ARSBAN, Limpeza – URBANA, Projetos Especiais - SEGEPE e Segurança Pública e Defesa Social – SEMDES.

SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS PARA FELIPE CAMARÃO 

Assistência e Desenvolvimento Social - Agendamento para emissão do RG (2.ª e 3.ª vias), Cadastro Único, orientações jurídicas, orientações sobre transporte e emissão da Carteira Nacional da Pessoa Idosa, conscientização sobre o combate à violência contra a pessoa idosa, orientações, inscrições e atualizações sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida (Faixa 1), orientações sobre regularização fundiária, orientações para mulheres, crianças e adolescentes, orientações/informações sobre benefícios e serviços da previdência social e de assistência social, serviços da junta militar (alistamento, atestado de desobrigado, transferências de domicílio, dispensa), orientações sobre aluguel social, auxílio funeral e kit enxoval.

Educação e Cultura – Oficinas de jogos, leitura e desenhos, distribuição de livrinhos educativos, orientações sobre programas Tributo à Criança e Passe Livre, matrícula para Educação de Jovens e Adultos (EJA), apresentações musicais e teatrais, arte em grafite produzida na hora, oficinas de pintura em ecobag, atividades de educação ambiental, com exposições da fauna e flora do Parque da Cidade, plantio e distribuição de mudas, presença de coletor de lixo eletrônico e orientações sobre o descarte correto do resíduo.

Esporte e Lazer - Atividades físicas e recreativas, atividades lúdicas diversas, cadastro para a emissão da Carteira da Pessoa com Deficiência (levar cópia do RG e CPF, comprovante atualizado de residência no município do Natal, foto 3x4, laudo médico com CID 10 que ateste a deficiência), espaço kids e inscrições para escolinhas de futebol.

Estética - Cortes de cabelo, esmaltação, design de sobrancelhas e serviços de barbearia e maquiagem.

Saúde - Atendimento médico (clínico geral, cardiologista e pediatra), mamografia, atendimento odontológico, orientação de higienização bucal, teste de visão, manutenção de óculos, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação, avaliação IMC, orientações sobre métodos contraceptivos, distribuição de preservativos masculinos e femininos, PICS (massoterapia, craniopuntura e aromaterapia), serviços de zoonoses (incluindo vacinação para cães e gatos), promoção da saúde mental, atendimento nutricional, sala de acolhimento para a pessoa com deficiência e orientações e teste rápido para IST’S.

Serviços Urbanos - Emissão de Cartão de Estacionamento (Idoso e PCD), emissão de Cartão NuBus (antigo NatalCard), distribuição de brindes sobre educação no trânsito, solicitação de manutenção de iluminação pública, podas de canteiros e áreas verdes, solicitação de manutenção de vias e equipamentos de drenagem, solicitação de revitalização de sinalização viária horizontal e vertical, atendimento pela agência móvel da Cosern com troca de lâmpadas ineficientes por LED, atendimento da unidade móvel da CAERN, orientações sobre desastres naturais e ouvidoria sobre saneamento básico.

Trabalho e Renda - Atendimentos da Sala do Empreendedor (formalização, orientação empresarial, emissão de boletos MEI e parcelamento da dívida MEI), consulta SPC/SERASA, orientações e emissão da Carteira Municipal do Artesão, orientações sobre o Programa de erradicação do Trabalho Infantil (PETI), orientações sobre o SINE Natal, atendimento do PROCON Natal, renegociação de dívidas com Desenrola Brasil.