A Upa Pajuçara é referência no Rio Grande do Norte como Unidade Sentinela para doenças respiratórias desde o ano de 2020, tem destaque no Ministério da Saúde e Estado pelos relevantes serviços prestados à Vigilância Epidemiológica.

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Vaneska Gadelha, o Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe foi implantado pelo Ministério da Saúde desde o ano de 2000 para monitorar os dados epidemiológicos da Vigilância Sentinela de Síndrome Gripal. 

A Unidade Sentinela da UPA Pajuçara funciona a cada paciente que dá entrada apresentando sintomas gripais como, febre, tosse e dor de garganta, o médico solicita exames de RT PCR com três amostras para Covid-19, Influenza e outros vírus respiratórios, na sequência, coleta o exame e leva as amostras para o laboratório da unidade para ser cadastrado no Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial. 

Após esse processo, o Núcleo Hospitalar de Epidemiologia da Upa Pajuçara, coleta os dados do paciente e insere nos sistemas do e-SUS e SIVEP - Gripe do Ministério da Saúde. Nessas amostras são pesquisados vários vírus como Influenza; Parainfluenza 1,2,3; Adenovírus; Vírus sincicial Respiratório e Metapneumovírus.

Já as notificações realizadas pelo Núcleo Hospitalar são encaminhadas ao  DVS/Natal que compila as informações e realiza os Boletins Epidemiológicos para ampla divulgação.

“Desse trabalho realizado na UPA Pajuçara, coordenado pelo Professor Alexandre Bezerra Silva/ SMS/Natal, saem amostras de novos vírus que circulam em Natal e no RN, que servem para a implantação das futuras vacinas fabricadas a cada ano”, informou Vaneska.

Inicialmente eram exigidos pelo Ministério da Saúde apenas cinco coletas de Swab nasal por semana epidemiológica, a partir de 2023, para atingir a meta é preconizado 20 coletas de Swabs nasais a cada semana.

A UPA Pajuçara recebeu no ano de 2022 a Menção Honrosa do Ministério da Saúde pelo reconhecimento e préstimos realizados dentro do município e da Vigilância Epidemiológica de Natal, realizado durante a pandemia, pela excelência na coleta de dados epidemiológicos sobre doenças respiratórias. E também o reconhecimento pela Vigilância Epidemiológica do Estado do RN, pelos relevantes serviços prestados nessa área.

A Rede Sentinela é composta por unidades de saúde que identificam, investigam e notificam, quando confirmados, os casos de doenças, agravos e ou acidentes relacionados ao trabalho.

O Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe) foi implantado, pelo Ministério da Saúde (MS), desde o ano de 2000 para monitorar os dados epidemiológicos da Vigilância Sentinela de Síndrome Gripal.